Obesidade, depressão e estresse: relato de uma intervenção multidisciplinar em grupo com adolescentes
DOI :
https://doi.org/10.17058/rips.v1i4.13078Mots-clés :
Palavras-chave, Obesidade. Depressão. Stress. Estudo Comparativo.Résumé
Objetivo: o presente estudo é do tipo quase-experimental e tem como objetivo avaliar a relação entre obesidade, depressão e estresse. Método: trata-se de uma amostra de 46 escolares da cidade de Santa Cruz do Sul - RS, com idades entre 11 e 17 anos e de ambos os sexos, que foram divididos em grupo controle (GC) e grupo experimental (GE). O GE participou de um programa de intervenção no período de 3 meses que englobou as áreas de Educação Física, Nutrição e Psicologia. O GE participou de um programa previamente estruturado de 13 sessões, no formato de grupo, do tipo orientação e treinamento cognitivo-comportamental. Para avaliar a presença e a fase do estresse foi utilizada a Escala de Stress Infantil e a Escala de Stress para Adolescentes. Para avaliar a presença de sintomas depressivos e sua intensidade, foi utilizado o Inventário de Depressão de Beck (BDI-II). Resultados: Não foram encontrados índices significativos de estresse no comparativo dos grupos. A amostra apresentou níveis de significância em relação à intensidade do quadro depressivo, reduzindo nos comparativos de pré e pós teste. Os resultados do presente estudo podem ser observados conforme os Índices de Massa Corporal (IMC) comparados através do teste “t student” entre GC e GE. Para o GE, observa-se uma redução média do IMC de M=-1,21 kg/m² / DP= 2,26, aproximadamente o dobro quanto ao GC uma redução de M=-0,63 kg/m² / DP=1,42; em relação ao peso, o GE apresentou redução de M= -1,19 kg / DP=4,94 e o GC M= -0,71 kg / DP=3,56. Estes dados mostram uma redução significativa no IMC e na perda de peso do GE quando comparados ao GC. Conclusão: Houve eficiência na intervenção quanto à perda de peso, redução de sintomas depressivos e a mudança cognitiva, com aquisição de novas habilidades mentais pelo GE.
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