Eficácia da auriculoterapia na dor no ombro - uma revisão integrativa
DOI :
https://doi.org/10.17058/rips.v2i1.13132Mots-clés :
Auriculoterapia, Dor, OmbroRésumé
Objetivo: realizar uma revisão de estudos que mostrem os tratamentos de auriculoterapia para dor no ombro e protocolos relatados em livros. Método: foi utilizada a Biblioteca Virtual em Saúde acessando as bases de dados LILACS e SCIELO, com os descritores “auriculoterapia” e “ombro”, onde foram encontrados 5 estudos, publicados entre 2001 e 2015 e referências bibliográficas. Os critérios de inclusão foram estudos originais que abordassem sobre auriculoterapia e dor no ombro e livros que abordassem protocolos para dor no ombro. Os critérios de exclusão foram estudos de revisão de literatura. Após análise foi excluído 1 estudo, sendo utilizados 4 estudos, devido 1 estudo ser revisão de literatura. Também foram incluídos 5 livros, por apresentarem protocolos para dor no ombro. Resultados: na pesquisa realizada, os estudos demonstraram resultados positivos em relação à auriculoterapia para o ombro. Em um dos estudos verificou-se que a auriculoterapia utilizada juntamente com tuiná tem melhor eficácia. em outro estudo, viu-se melhores resultados com acupuntura. nos outros 2 estudos, que foi com pacientes com síndrome do ombro doloroso e LER/DORT, foi utilizada apenas auriculoterapia, com bons resultados para dor. Considerações finais: essa revisão nos faz refletir sobre a importância de mais publicações para avaliar a eficácia da auriculoterapia para essa patologia. A eficácia da terapia poderia diminuir uso de medicamentos e efeitos colaterais provenientes dos mesmos e gastos para o governo, já que é uma terapia de baixo custo. Também foram apresentados livros com protocolos para tratamento de patologias do ombro, o que pode auxiliar os profissionais nos tratamentos dos pacientes. Verificado que há diversos protocolos disponíveis diferentes, tanto nos livros quanto nos estudos avaliados.
Téléchargements
Références
Metzker CAB. Tratamento conservador na síndrome do impacto no ombro. Fisioter mov 2010;23(1):141-51.
Kopf A, Patel N. Guia para o Tratamento da Dor em Contextos de Poucos Recursos. Seattle: IASP Press® International Association for the Study of Pain, 2010.
Brasil. Portaria n° 971, de 3 de maio de 2006. Aprova a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2006.
Blog Medicina Chinesa. Medicina Tradicional Chinesa. Disponível em: <http://www.medicinachinesapt.com/>. Acesso em: 01 de agosto de 2018.
Lee EW. Auriculo acupuntura. São Paulo: Editora Icone, 2010.
Haddad CRS. Terapia auricular. Rio de Janeiro: Editora IBTED, 2008.
Scavone AMP. Manual de auriculoterapia acupuntura auricular francesa e chinesa. Editora Kindle, 2016.
Nogier P. Noções práticas de auriculoterapia. São Paulo: Editora Andrei, 1998.
Brasil. Glossário temático: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria-Executiva, Ministério da Saúde. Brasília, DF, 2018.
Vargas TJB. Eficacia de la auriculoterapia y combinación de auriculoterapia y tuina en la bursitis de hombro. Rev Cubana de Enfermer 2001;17(1):14-19.
Araujo APS, Zampar R, Pinto SME. Auriculoterapia no tratamento de indivíduos acometidos por distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT)/ lesões por esforços repetitivos (LER). Arq Ciênc Saúde Unipar 2006;10(1):35-42. doi: https://doi.org/10.25110/arqsaude.v10i1.2006.140
Zanelatto AP. Avaliação da acupressão auricular na Síndrome do Ombro Doloroso: estudo de caso. Rev Bras Enferm 2013;66(5):695-701. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000500009
Cifuentes AD, Tejeda JMC, Iraola SV, Morales MDCC, Marrero DE. Efectividad de la acupuntura y la auriculoterapia en la bursitis de hombro de pacientes atendidos en el policlínico Tula Aguilera. Revista Electrónica Dr Zoilo E. Marinello Vidaurreta 2015;40(3):1-10.
Lipszyk M. Manual de Auriculoterapia. Buenos Aires: Editora Kier, 1989.
Mas WDD. Auriculoterapia - Auriculomedicina na Doutrina Brasileira. São Paulo: Editora Roca, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.