Aptidão física de adolescentes do ensino médio
DOI :
https://doi.org/10.17058/rips.v2i2.14237Mots-clés :
Adolescente, Aptidão física, Escolaridade.Résumé
Objetivo: identificar e comparar a aptidão física de adolescentes de acordo com a turma de estudo. Método: trata-se de um estudo transversal, de caráter quantitativo, descritivo. A população do estudo conta com 2.100 adolescentes e a amostra com 219 adolescentes com idades de 16,52±0,97 anos, sendo eles do Ensino Médio de três turmas diferentes, 1º ano n=70, 2º ano n=58 e 3º ano n=91. Para a avaliação da aptidão física foi utilizada a bateria de teste do PROESP-BR. Foi utilizado o teste Anova para os dados paramétricos e um teste Kruskal Wallis para os dados não paramétricos (para as classificações), e um cross tab para mostrar onde estaria essa diferença. Resultados: para a flexibilidade, a maior parte dos adolescentes ficou dentro da zona de risco, ficando em 29,9% para o 1º e 2º ano e 40,2% para o 3º ano.Já para a resistência abdominal 38,2%, e flexão de braço 44,4%, os adolescentes do 3º ano possuíram a maior quantidade de alunos na zona saudável. No medicineball, corrida de 6 minutos, os maiores percentuais foram encontrados nas classificações de fraco, razoável e bom. Conclusão: os adolescentes, quanto à aptidão física na flexibilidade e resistência abdominal, a maioria, se encontra na zona de risco, já no medicineball e corrida de 6 minutos, a maioria ficou com percentual entre bom, razoável e fraco, sendo o a turma do 3º ano com melhores resultados em todos elementos avaliados.Téléchargements
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