AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA, DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19, ATRAVÉS DO INSTRUMENTO WHOQOL-BREF, DE ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DO RS
DOI :
https://doi.org/10.17058/rips.v6i1.17996Mots-clés :
Qualidade de vida, Ensino, EstudantesRésumé
Objetivo: avaliar a qualidade de vida de estudantes de cursos da área da saúde de uma instituição de ensino superior durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Métodos: a amostra foi constituída por 59 estudantes dos cursos de graduação na área da saúde que responderam o formulário do Google Forms contendo perguntas sobre perfil socioeconômico e avaliação da qualidade de vida pelo instrumento WHOQOL-bref. Resultados: 13 eram do sexo masculino e 46 do sexo feminino. A média de idade foi de 23,05 ± 6,17 anos sendo a maioria (98,4%) de etnia branca (85,5%), solteiro(a), e 56,3% residindo em Lajeado, RS. A maioria dos respondentes cursa Medicina e não se enquadra nos grupos de risco para a COVID-19. Quando questionados sobre retorno às aulas presenciais, frequência com que tem frequentado a instituição de ensino superior (IES) e a prática de outras atividades, a maioria afirmou estar participando das aulas presenciais. Com relação à qualidade de vida, observa-se que os escores dos domínios: físico, psicológico, ambiente e qualidade de vida foram maiores nas mulheres, embora não seja significativamente diferente. Contudo a qualidade de vida geral dos estudantes foi boa. Conclusões: não existem até o momento estudos que avaliem a qualidade de vida dos estudantes, e estudos como este, são relevantes para conhecer a realidade dos estudantes durante a pandemia, bem como para as IES para traçar estratégias de ensino visando à formação e a qualidade de vida dos estudantes.
Téléchargements
Références
Fleck, MPA. O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100): características e perspectivas. Cienc Saud Colet, 2000;5(1):33-38. doi:https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100004
Fleck MPA, Louzada S, Xavier M, Chachamovich E, Vieira G, Santos L et al. Aplicação da versão em português do instrumento abreviado de avaliação da qualidade de vida “WHOQOL-bref” Rev. Saúde Pública, 2000;34(2):178-83. doi: https://doi.org/10.1590/S0034-89102000000200012
Zhou P, Yang XL, Wang XG, Hu B, Zhang L, Zhang W, et al. A pneumonia outbreak associated with a new coronavirus of probable bat origin. Nature. 2020; 579(7798):270-273. doi:https://doi.org/10.1038/s41586-020-2012-7
Ferguson NM, Laydon D, Nedjati-Gilani G, Imai N, Aisme K, Baguelim M. et al. Impact of non-pharmaceutical interventions (NPIs) to reduce COVID-19 mortality and healthcare demand. Impl College London, 2020;3–20. doi:https://doi.org/10.25561/77482
Erduran, S. Science Education in the Era of a Pandemic. Sci & Educ, 2020; 29, 233–235. doi: https://doi.org/10.1007/s11191-020-00122-w
UNESCO. COVID-19 Ruptura e resposta educacional. Disponível em: https://en.unesco.org/themes/education-emergencies/coronavirus-school-closures.Acessado em junho de 2022.
Minayo MCS. Pesquisa social qualitativa para compreensão da COVID-19. Enferm. Foco 2020; 11 (3): 4-5.
Li HY, Cao H, Leung DYP, Mak YW. The Psychological Impacts of a COVID-19 Outbreak on College Students in China: A Longitudinal Study. Int J Environ Res Public Health. 2020; 2;17(11):3933.doi: https://doi.org/10.3390/ijerph17113933
Jones EAK, Mitra AK, Bhuiyan AR. Impact of COVID-19 on Mental Health in Adolescents: A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. 2021;3;18(5):2470. doi:https://doi.org/10.3390/ijerph18052470
Santos APR, Vidal JN, Souza A, Silva BRVS, Costa EC, Oliveira MCP, de Aquino JM, dos Santos MAM, de Barros MVG, da Silva LMP, Correia Junior MAV. Impact of Covid-19 on the mental health, quality of life and level of physical activity in university students. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2022 ;27.doi: https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0266
Buss PM. Promoção da saúde e qualidade de vida. Cienc Saud Colet 2000;5(1):163-177.doi: https://doi.org/10.1590/S1413-81232000000100014
Brasil. Ministério da educação- MEC. 13 de janeiro de 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/16227-mulheres-sao-maioria-entre-os-universitarios-revela-o-censo. Acessado em 27 de junho de 2023.
Cao W, Fang Z, Hou G, Han M, Xu X, Dong J, Zheng J. The psychological impact of the COVID-19 epidemic on college students in China. Psychiatry Res. 2020; 287, 112934. doi:https://doi.org/10.1016/j.psychres.2020.112934
Komer, L. COVID-19 amongst the pandemic of medical student mental health. Int. J. Med. Stud. 2020;8, 56–57. doi:https://doi.org/10.5195/ijms.2020.501
Quek TT, Tam WW, Tran BX, Zhang M, Zhang Z, Ho CS, Ho RC. The Global Prevalence of Anxiety Among Medical Students: A Meta-Analysis. Int J Environ Res Public Health. 2019; 31;16(15):2735. doi:https://doi.org/10.3390/ijerph16152735.
Silva RS, Costa LA. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários da área da saúde. Encontro:Rev de Psicologia. 2012; 15(23):105-112.
Beltrame KWDS, Trindade-Suedam IK, Trindade SHK, Marzano-Rodrigues MN. Web survey during COVID-19 pandemic in São Paulo state: how are medical students sleeping and living? Sleep Sci. 2022; 15(4):374-382. doi:https://doi.org/10.5935/1984-0063.20220066
World Health Organization. Rational use of personal protective equipment for coronavirus disease (COVID-19) and considerations during severe shortages. Interim Guidance. Geneve: WHO; 2020. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/rational-use-of-personal-protective-equipment-for-coronavirus-disease-(covid-19)--and-considerations-during-severe-shortages. Acessado 22 de junho de 2022.
Dyrbye LN, Thomas MR, Shanafelt TD. Systematic review of depression, anxiety, and other indicators of psychological distress among U.S. and Canadian medical students. Acad Med. 2006;81(4):354-73.doi: https://doi.org/10.1097/00001888-200604000-00009
Frajerman A, Morvan Y, Krebs MO, Gorwood P, Chaumette B. Burnout in medical students before residency: A systematic review and meta-analysis. Eur Psychiatry. 2019 Jan;55:36-42. https://doi.org/10.1016/j.eurpsy.2018.08.006
Jacobson NC, Newman MG. Anxiety and depression as bidirectional risk factors for one another: A meta-analysis of longitudinal studies. Psychol Bull. 2017; 143(11):1155-1200. doi:https://doi.org/10.1037/bul0000111
Pankiewicz P, Majkowicz M, Krzykowski G. Anxiety disorders in intimate partners and the quality of their relationship. J Affect Disord. 2012;140(2):176-80 .doi:https://doi.org/10.1016/j.jad.2012.02.005
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.