Sobre a Revista

Apresentação e história da Revista Rizoma

A revista Rizoma surgiu no ano de 2013, numa iniciativa de um grupo de docentes do Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.  Na época, a área de Comunicação na universidade somava 20 anos de existência, e parte de seus docentes estava se inserindo em programas de pós-graduação de outras áreas, na universidade, e em grupos de pesquisa do CNPq que já mostravam uma produção científica regular e qualificada.

A maturidade com a graduação e a presença em Programas de Pós-Graduação da universidade encorajou o empreendimento de criação da Rizoma, realizado pelos docentes Ângela C. T. Felippi, Fabiana Quatrin Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster. O intuito era o de articular o movimento de pesquisa da pós-graduação com a graduação, fazer avançar a pesquisa e a comunicação científica e colocar a área de Comunicação Social da UNISC no cenário nacional de publicações científicas. Nas palavras que constam no primeiro editorial, esperava-se que a Rizoma fosse “um espaço interinstitucional de veiculação científica da produção do campo da Comunicação na inserção com outros campos” (Felippi, 2013, p. 6).

Nos primeiros anos, a revista tinha foco nos estudos de Midiatização, Cultura e Narrativas, em uma perspectiva interdisciplinar. A revista se localizava institucionalmente no Departamento de Comunicação Social da universidade. Em pouco tempo, ganhou adesão dos pares, seguindo ininterrupta e galgando, já na primeira avaliação da Capes, o Qualis B2.

Foco e Escopo

A revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Qualis/Capes B2, voltada para a divulgação de artigos científicos, entrevistas, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos com temáticas relacionadas às áreas de Comunicação e Letras, cujo foco dialogue com as pesquisas em mídias, cultura e narrativas. É uma publicação online, semestral, que aceita textos de doutores. Mestres e doutorandos podem publicar desde que em co-autoria com doutores. Os textos devem ser originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais). Os textos devem ser enviados em português, inglês ou em espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Rizoma não cobra dos autores taxas para a submissão, avaliação e publicação dos artigos.
A Rizoma recebe textos por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista - SEER – revista Rizoma. Os autores devem cadastrar-se no sistema e enviar o texto em anexo, sem dados de identificação do autor, colocando estes dados nos campos em que o sistema solicitar. Os textos recebidos terão submissão cega a dois pareceristas. Em caso de não concordância entre os mesmos sobre o parecer relativo ao texto, o mesmo será submetido a um terceiro avaliador. As resenhas serão avaliadas pela Comissão Editorial. O processo pode ser acompanhado por meio do sistema com o login e senha criados no momento do cadastro do autor.
A Rizoma aceita textos de doutores, mestres e doutorandos. No caso dos textos de mestres e doutorandos, os textos devem ser assinados, conjuntamente, por pelo menos um doutor. Os textos devem ser originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais). Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol. A publicação levará em conta ineditismo, qualidade, não repetição de autores e titulação na publicação dos textos.

Periodicidade

Rizoma é uma revista semestral. A abertura de chamadas para os trabalhos é feita à cada semestre, em data a ser definida a cada edição e amplamente divulgada.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.