Notícias

Call for Paper 2020/1- Desinformação na cobertura da COVID 19

 
A Revista Rizoma está com Call for Paper aberto com dossiê sobre a cobertura midiática a respeito da COVID 19. Interessam à revista pesquisas sobre a ocorrência de desinformação e de fake news no contexto midiático relativo à epidemia. Contemplam-se perspectivas sobre fluxos de disseminação de conteúdos, conversação pública, circulação em mídias sociais, abordagens a partir de empresas midiáticas, canais e perfis de mídias sociais e do jornalismo sobre fake news e desinformação acerca da covid-19. Busca-se com o dossiê, publicações, preferencialmente com estudos empíricos, que contribuam com estudos sobre o cenário da pandemia e a comunicação no Brasil e no mundo. Os artigos podem ser enviados até 30/05/2020. A revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Gestão e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras da Unisc. O periódico tem Qualis B2/Capes e seu foco de publicação são artigos científicos, entrevistas, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos.  
Publicado: 2020-02-14 Mais...
 

CFP Narrativas, redes sociais e algoritmos

 
A Revista Rizoma está com a chamada aberta para um dossiê a ser publicado na edição do Vol. 7/n 2 (2019), sobre artigos que tratem do tema "Narrativas, redes sociais e algoritmos".A Revista quer oportunizar um espaço de reflexão sobre a relação de causa e consequência identificada entre os algoritmos, as trilhas interativas construídas pelos usuários e a anatomia das narrativas midiáticas. Os artigos devem ser enviados à Revista até o dia 31 de outubro de 2019.  
Publicado: 2019-08-13 Mais...
 

CFP Dossiê Cinema Argentino

 
A Revista Rizoma está com o Call for Paper aberto para o V. 7/nº 1 (2019) sobre Cinema Argentino. Nesta edição, Natalia Christofoletti Barrenha, pós-doutoranda Programa de Pós-Graduação em Teoria e História Literária, da UNICAMP, é nossa editora convidada. Os textos devem ser submetidos à Revista até 13 de maio de 2019.

"Outros passados: ficção histórica no cinema argentino contemporâneo"

Entre os filmes ficcionais do denominado nuevo cine argentino surgido nos anos 1990, não é comum encontrar revisões do passado. Enquanto a produção documental se dedicou intensamente a explorá-lo (especialmente o passado recente da última ditadura, entre 1976 e 1983), as ficções estavam imersas no presente de seu momento de realização. Já em 2002, na primeira publicação que sistematizou o “fenômeno” do nuevo cine (El nuevo cine argentino. Temas, autores y estilos de una renovación), Sergio Wolf destacava a “vontade de contemporaneidade” (p. 32) que prevalecia nessa produção, destacando a ausência de filmes de época, a rara utilização de recursos como o flashback e a escassez de evocações de tempos anteriores. A Revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Comunicação Social da Unisc e tem Qualis B2/Capes na área de Sociais Aplicas e de Linguística e Literatura.
 
Publicado: 2019-01-07 Mais...
 

CALL FOR PAPERS – Midiatização e Circulação / Mediatización y Circulación

 
En los estudios de comunicación, la circulación ha sido materia de interés tanto si fuera comprendida como distribución (sus modos tecnológicos, sus marcos regulatorios, sus alcances geográficos) como desde el punto de vista discursivo, como conjunto de tensiones y diferencias entre sus condiciones productivas y las diferentes instancias de sus interpretaciones (Verón 1988; 2013). Durante la era dominada por los medios masivos, la circulación era opaca, insondable para los investigadores, había que escudriñar mucho o incluso provocarla para poder observarla. Y era muchas veces invisible a la mirada pública para los propios actores sociales, ya que muchos de los consumos mediáticos estaban restringidos a los ámbitos privados, domiciliario. Allí Traversa (2016) subraya la importancia que la circulación opera como proceso de descontextualización, es decir, manifestación de las diferencias en la semiosis, principal (o único) efecto que hace evolucionar a las culturas y a la especie, por ejemplo a través de dispositivos de materialización discursiva, entre ellos, quizás el más emblemático o impactante, el de la escritura.  
Publicado: 2018-12-17 Mais...
 

CALL FOR PAPERS – Midiatização e Circulação

 
A revista Rizoma: Midiatização, Cultura e Narrativas, Qualis B2, está com chamada aberta para o dossiê Midiatização e Circulação. Os editores-convidados são os professores Oscar Tarversa, do Instituto Universitario Nacional del Arte (IUNA), de Buenos Aires; Gastón Cingolani, da Universidade de Buenos Aires (UBA) e Antônio Fausto Neto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).  
Publicado: 2018-07-12 Mais...
 

CALL FOR PAPERS - II Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia

 
A revista Rizoma: Midiatização, Cultura e Narrativas, Qualis B2, está com chamada aberta para o dossiê acerca de trabalhos resultantes das apresentações ocorridas por ocasião do II Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia. O Simpósio integrou a programação do evento “(Per)curso (inter)disciplinares em Letras”, promovido pelo programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras. O volume 6, número 1 (2018) receberá artigos, resenhas e entrevistas relacionadas aos temas e autores que foram debatidos durante as apresentações e conferências do Simpósio. Os textos poderão ser submetidos até 20/04/2018. As submissões deverão atender as normas e diretrizes da Revista Rizoma, que podem ser conferidas AQUI.  
Publicado: 2017-09-12 Mais...
 

CFP para dossiê internacional sobre narrativas dos usuários

 
A revista Rizoma: Midiatização, Cultura e Narrativas, qualis B2, está com chamada aberta para seu próximo número com dossiê sobre as narrativas dos usuários. A publicação será editada em parceria com pesquisadores do grupo Mediaccions da Universitat Oberta de Catalunya (UOC), na Espanha.  
Publicado: 2017-07-10 Mais...
 

CFP “Users Narratives” in Spanish and Portuguese

 
Brazilian Communication Journal: Rizoma
Peer review - Latindex

Guest Editors:
Antoni Roig, Open University of Catalonia, Barcelona, Spain.
Fernanda Pires de Sá, Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona, Spain
Willian Fernandes Araújo, University of Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brazil
 
Publicado: 2017-07-10 Mais...
 

CFP: Narrativas de los usuarios

 
Editores invitados:
Antoni Roig, Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona, España.
Fernanda Pires de Sá, Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona, España
Willian Fernandes Araújo, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Brasil

Se aceptan originales escritos en español y portugués
Data límite de envío: 10 de septiembre 2017
Artículo completo: Entre 20 y 40 mil caracteres con espacio (aproximadamente 6 mil palabras) incluyendo resumen, referencias, notas, tablas, gráficos e ilustraciones.
Estilo de referencia: ABNT o APA sexta edición
Contacto: willianfaraujo@gmail.com
 
Publicado: 2017-07-10 Mais...
 

Novas diretrizes de submissão

 
As novas diretrizes da Revista Rizoma já estão em vigor.  
Publicado: 2017-06-21 Mais...
 

CALL FOR PAPERS - Narrativas midiáticas do amanhã e novas diretrizes

 
O volume 5, número 1, da Revista Rizoma: Midiatização, Cultura e Narrativas – Qualis/Capes B2 nas áreas de Ciência Social e Aplicadas e Literatura/Linguística, se propõe a discutir o futuro por meio de um dossiê que reúna, a um tempo, perspectivas midiáticas e literárias e novas diretrizes estarão em vigor em junho.  
Publicado: 2017-01-02 Mais...
 

EDIÇÃO VOL. 4/nº2 (2016) ON-LINE

 
O volume 4/nº2 da revista "Rizoma: Midiatização, Cultura e Narrativas" (Qualis Capes/B2) já está on-line.  
Publicado: 2016-12-31 Mais...
 

Dossiê Midiatização e Narratividade

 
A revista Rizoma está com a chamada aberta para uma edição especial, voltada às áreas de comunicação e literatura, cujo tema será midiatização e narratividade.  
Publicado: 2016-08-24 Mais...
 

CALL FOR PAPERS

 
O vol. 4/nº1 da revista "Rizoma: midiatização, cultura, narrativas" já está on-line.

A edição traz uma série de artigos que têm por ponto em comum reflexões oportunizadas pela nova ambiência midiática que emprestam nova tessitura ao contemporâneo.

E que, em diferentes perspectivas e em relação também a outros campos do conhecimento, geram novas configurações midiáticas que incidem nas práticas produtivas, de emissão e de consumo.

A edição pode ser acessada pelo endereço https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/issue/view/335 ou no menu de topo clicando em "ATUAL".

Para o próximo número, a segunda edição de 2016, a Revista Rizoma está com a chamada aberta para uma edição especial, voltada às áreas de comunicação e literatura, cujo tema será midiatização e narratividade.

Podem ser enviados artigos, relatos de experiência, entrevistas e resenhas até o dia 31 de outubro de 2016 com entradas relacionadas à temática proposta.

Os artigos que não se encaixarem diretamente nestas perspectivas, e, no entanto, possuírem relevância científica, encontrarão espaço na seção livre.

A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores.

Mestrandos podem publicar desde que em co-autoria com doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol, com resumo em português, espanhol e inglês.
 
Publicado: 2016-08-05 Mais...
 

CALL FOR PAPERS

 
A Revista Rizoma está com a chamada aberta para a próxima edição.Podem ser enviados Artigos, Relatos de Experiência, Entrevistas e Resenhas até o dia 31 de maio de 2016 com temáticas relacionadas à área da Comunicação, que tenham foco direcionado para os estudos sobre midiatização,mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. Os artigos que não se encaixarem diretamente nestas perspectivas, e, no entanto, possuírem relevância científica, encontrarão espaço na Seção Livre. A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos podem publicar desde que em co-autoria com doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol, com resumo em português, espanhol e inglês.  
Publicado: 2015-08-06
 

CALL FOR PAPERS

 
A revista Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas está aberta para envio de trabalhos para a próxima edição, a ser publicada em julho de 2015. Artigos, Relatos de Experiência, Resenhas e Entrevistas podem ser enviados até dia 30 de maio, com temáticas relacionadas à área Comunicação, que tenham foco direcionado para os estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. Os artigos que não se encaixarem diretamente nestas perspectivas, e, no entanto, possuírem relevância científica, encontrarão espaço na Seção Livre. A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos podem publicar desde que em co-autoria com doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol, com resumo em português, espanhol e inglês.  
Publicado: 2014-07-19
 

CALL FOR PAPERS

 
A revista Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas está aberta para envio de trabalhos para a próxima edição, a ser publicada em julho de 2014. Artigos, Relatos de Experiência, Resenhas e Entrevistas podem ser enviados até dia 30 de abril, com temáticas relacionadas à área Comunicação, que tenham preferencialmente o foco direcionado para os estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos e graduados podem publicar desde que em co-autoria com mestres ou doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol.  
Publicado: 2014-01-28
 

CALL FOR PAPERS - PRORROGADO PRAZO PARA ENVIO

 
A revista Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas está prorrogando o prazo para envio de trabalhos para a próxima edição, a ser publicada em dezembro de 2013. Os textos podem ser enviados até dia 15 de outubro, com temáticas relacionadas à área Comunicação, que tenham preferencialmente o foco direcionado para os estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos e graduados podem publicar desde que em co-autoria com mestres ou doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol.  
Publicado: 2013-09-30
 

CALL FOR PAPERS

 
A revista Rizoma - Midiatização, Cultura, Narrativas está com chamada de trabalhos aberta para a próxima edição, a ser publicada em dezembro de 2013. Os textos devem ser enviados até dia 30 de setembro, com temáticas relacionadas à área Comunicação, que tenham preferencialmente o foco direcionado para os estudos sobre midiatização, mídia e processos socioculturais e narrativas midiáticas. A Rizoma recebe textos originais e inéditos, de autoria dos pesquisadores (nacionais e internacionais) mestres, doutorandos e doutores. Mestrandos e graduados podem publicar desde que em co-autoria com mestres ou doutores. Os textos devem ser enviados em português ou em espanhol.  
Publicado: 2013-08-29
 
1 a 19 de 19 itens