Call for paper 2021/02 - Dossiê temático “Publicidade: lógicas do ontem, transformações do hoje e tendências do amanhã”

2021-08-18
Eu sou história. VT de trinta. Ou será que sou storytelling? Estou em todos os lugares. De homem sanduíche a influencer. De cartão de visita a outdoor. Estou nos lugares mais tradicionais, mas também sou entretenimento, post, filme, série, conteúdo. Sou um show, um festival, uma música, um jogo de futebol. Sou o que sempre fui, mas sou mais. Sou fruto do trabalho criativo de uma dupla. De um trio, de uma equipe. Eu sou a mesma mas os tempos mudaram. Das ideias aos protótipos. Passamos do BV para o BI. Do comportamento do consumidor para CX, UX, UI. Sou digital. Quem sou eu sem essa sopa de letrinhas, sem um glossário inteiro em inglês? Profissional da redação já virou copywriter? Pesquisa virou desk e mergulhamos no big data. Agora que tenho dados, será que consigo me comunicar melhor? Eu consigo ouvir mais? Dialogo com quem me contesta? Sou produto, produção, circulação, consumo. Sou tela, mas sou etnografia, gente, cultura. Sou discurso de marca, sou signo, semiose. Estou nas ruas. Vim de agência, collab, creators, consultorias. Será que vou virar eugência? Eu sou a mesma de sempre, mas clamo por diversidade, por outras vozes, outros corpos, outras linguagens. Eu sou a mesma mas quero a força da transformação da juventude. Sou sentidos, percepções, persuasão. Sou cada vez mais sinestésica. Quero menos glamour e menos prêmio. Não quero mais varrer meus problemas para debaixo do tapete. Quero mais criatividade, estratégia, estética, ética: quero ser um lugar saudável para se trabalhar. Sou ensino, porta de entrada para profissionais do futuro. Sou a mesma, mas já sou outra. Sou rizoma: complexa, múltipla, plural. Sou a publicidade.

O Dossiê será editado, neste número, pelos professores convidados Fábio Hansen, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Juliana Petermann, da Universidade Federal d Santa Maria (UFSM), e os textos podem ser enviados tanto para dossiê quanto para a Sessão Livre até o dia 15/10/2021. A revista Rizoma é uma publicação do Departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Letras (PPGL) da Unisc. O periódico tem Qualis B2/Capes e seu foco de publicação são artigos científicos, entrevistas, ensaios, resenhas e outros textos acadêmicos. Visite a Rizoma em https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/about

Cronograma:
Abertura da Chamada: 17 de agosto de 2021
Recebimento de trabalhos: 17 de agosto a 15 de outubro de 2021
Pareceres sobre os trabalhos propostos: até 15 de novembro de 2021
Editoração e publicação: dezembro de 2021