Estudando a cultura através de selfies: implicações do aspecto digital dos dados em sua análise

Autores

  • Sandra Portella Montardo Universidade Feevale
  • Eduardo Campos Pellanda Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • André Fagundes Pase Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Gabriel Velho Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i2.11186

Palavras-chave:

Selfies, Dados digitais, Metodologia, Instagram.

Resumo

Com o objetivo de identificar as implicações que o aspecto digital constituitivo de selfies publicadas no Instagram podem ter sobre sua análise, descreveremos o processo de coleta de selfies nesta plataforma. Concluímos que, as políticas de uso da plataforma permitem apenas buscas manuais de selfies por geolocalização e por hashtags, separadamente, o que descaracteriza a amostra pretendida; nessa ordem, hashtags merecem atenção ao materializar a visibilidade nesse fenômeno cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social, no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa, todos os cursos na Universidade Feevale.

Eduardo Campos Pellanda, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS. Coordenador do Ubilab, na mesma Universidade.

André Fagundes Pase, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUCRS.

Eduardo Gabriel Velho, Universidade Feevale

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Bacharel em Sistemas para Internet pela mesma Universidade.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Montardo, S. P., Pellanda, E. C., Pase, A. F., & Velho, E. G. (2018). Estudando a cultura através de selfies: implicações do aspecto digital dos dados em sua análise. Rizoma, 5(2), 42-55. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i2.11186

Edição

Seção

Dossiê