Narrativas da dor: o Facebook como espaço de discussão de saúde e doença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.11385

Palavras-chave:

Comunicação e Saúde, Narrativas, Facebook, Síndrome da Cauda Equina.

Resumo

O trabalho busca apresentar as interações realizadas entre membros do grupo do Facebook denominado “Eu tenho Síndrome da Cauda Equina” por meio do registro de narrativas da dor e busca por melhoria de qualidade de vida através de troca de informações sobre a doença. Trata-se de um estudo baseado na metodologia de netnografia que analisa as narrativas dos membros e identifica a forma como a memória das dores física e psicológica são compartilhadas entre si.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arquimedes Pessoni, Mestrado Profissional em Inovação na Comunicação de Interesse Público - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Pós-doutor em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (linha de pesquisa em educação na saúde/Saúde Coletiva-2014). Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo (1984), mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2002) e doutorado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Professor do corpo permanente dos Programas de Mestrado Profissionais em Inovação na Comunicação de Interesse Público e Inovação no Ensino Superior em Saúde da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), onde também leciona dos cursos da Escola de Comunicação. Docente-colaborador da disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina do ABC. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, comunicação científica, comunicação organizacional, assessoria de imprensa, educação.

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Pessoni, A. (2018). Narrativas da dor: o Facebook como espaço de discussão de saúde e doença. Rizoma, 6(1), 181-197. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.11385

Edição

Seção

Artigos