Os visíveis e invisíveis na fotografia de Julia Kater
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12608Palavras-chave:
Fotografia, arte contemporânea, teoria da imagem.Resumo
A partir das colagens fotográficas da artista franco-paulistana Julia Kater, este artigo traça relações entre o campo de estudo da estética e da comunicação para abordar uma teoria visual que compreende as imagens para além dos critérios da representação. Em outras palavras, busco ultrapassar o entendimento da fotografia como mero objeto que captura aparências – e registra de forma fiel a realidadede – para compreender a imagem-técnica por meio de suas capacidades de ordenar e reordenar nossas maneiras de perceber o mundo. Vale dizer que esta abordagem teórica irá se situar sob a análise de fotografias que, na arte contemporânea, trabalham a subtração dos elementos visuais; a tal ponto que a negação visual que percorrem as obras de Julia Kater nos levarão a encarar a fotografia – imagem-técnica historicamente atribuída ao “fazer ver” – como visibilidade cujo significado opera mediante a constante tensão entre o “ver” e “não-ver”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-07-07
Como Citar
Falcão, G. (2018). Os visíveis e invisíveis na fotografia de Julia Kater. Rizoma, 6(2), 210-221. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i2.12608
Edição
Seção
Artigos