Acervo audiovisual e virtualização

Autores

  • Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA
  • José Jullian Gomes de Souza Universidade Federal do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12823

Palavras-chave:

Acervo audiovisual. Virtualização. Memória digital. TICs. Preservação digital.

Resumo

O documento audiovisual, suas características e seu uso passaram por várias transformações ao longo da história da Biblioteconomia, da Ciência da Informação e da Ciência da Comunicação. Os arquivos de som e imagem foram, por um longo período de tempo, de papel secundário para os profissionais desses campos. No entanto, com o avanço das tecnologias, da percepção sobre a relevância e importância desse tipo de documento e, também, com o surgimento do processo de virtualização, o audiovisual e seu acervo passaram a possuir o papel da preservação da memória da sociedade e dos documentos informacionais em formato de áudio e vídeo. Esta investigação se dará por meio de uma abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa descritiva na qual buscaremos analisar o atual cenário dos acervos audiovisuais e dos seus processos de preservação na biblioteca da Universidade Federal do Cariri e na emissora de TV regional do Sistema Verdes Mares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI - UFCA

POS-DOUTOR EM CIENCIAS DA COMUNICAÇÃO (2014); DOUTOR EM COMUNICAÇÃO E SEMIOTICA (2011); MESTRE EM COMUNICAÇÃO (2005); GRADUADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - JORNALISMO (1994).

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Cariri

Mestrando em Biblioteconomia - UFCA; Especialista em Letras - FJN; Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2019-01-05

Como Citar

Silva Lins Cajazeira, P. E., & Gomes de Souza, J. J. (2019). Acervo audiovisual e virtualização. Rizoma, 7(1), 122-135. https://doi.org/10.17058/rzm.v7i1.12823

Edição

Seção

Artigos