Da tocaia à exibição: cultura paparazzi e a celebritização do amador

Autores

  • Renata Lohmann Univates
  • Michel de Oliveira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.14307

Palavras-chave:

Fotografia. Paparazzi. Celebritização. Midiatização. Redes sociais.

Resumo

O artigo discute a influência da cultura dos paparazzi e da midiatização na formação do espectador que, munido de câmera, replica os padrões adotados pela imprensa. A publicização, relacionada à cultura contemporânea, é fortemente baseada na exibição e divulgação dos registros nas redes sociais na internet. Nesse contexto, a fotografia é tomada como símbolo distintivo, que possibilita ao indivíduo figurar nos espaços de visibilidade, performatizando o cotidiano de forma espetacular, em um contexto marcado pela celebritização da cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Lohmann, Univates

Doutora e mestra em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).Participa do Imaginalis, grupo de pesquisa em Comunicação e Imaginário (UFRGS). Coordena o Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Univates.

Michel de Oliveira, UFRGS

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Comunicação e especialista em Fotografia: práxis e discurso, ambos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Participa do Imaginalis, grupo de pesquisa em Comunicação e Imaginário (UFRGS) e é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Downloads

Publicado

2021-01-06

Como Citar

Lohmann, R., & de Oliveira, M. (2021). Da tocaia à exibição: cultura paparazzi e a celebritização do amador. Rizoma, 9(1). https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.14307

Edição

Seção

Artigos