Memória midiatizada: a circulação do audiovisual no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14830Palavras-chave:
Midiatização. Circulação. Memória. YouTube.Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo verificar como usuários utilizam o YouTube para (re)construir e fazer circular gravações antigas e memórias da TV. Como referencial teórico, são utilizados os conceitos de midiatização e circulação, além de discorrer sobre as reconfigurações da memória coletiva em tempos de mídias digitais. As reflexões são ilustradas através de um estudo de caso (YIN, 2001) no canal Pedro Janov, somado ao uso da técnica da observação encoberta não-participativa (JOHNSON, 2010). A compreensão do processo está delimitada à observação de como o canal Pedro Janov resgata e compartilha conteúdos na plataforma. Também são identificados os três vídeos mais populares que circulam na página. O artigo conclui que o canal estudado se firma como um repositório online, que abriga variado leque de arquivos da televisão brasileira, considerados raros, contudo, o processo de recuperação das memórias só se efetiva com as práticas de circulação e reapropriação promovidas pelo público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-01-06
Como Citar
Freitas, A. C. S., & Pinheiro, R. A. (2020). Memória midiatizada: a circulação do audiovisual no YouTube. Rizoma, 8(2), 26-42. https://doi.org/10.17058/rzm.v8i2.14830
Edição
Seção
Seção Livre
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.