“Bolsonaro tem razão”: Um parasita intracelular obrigatório

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15247

Palavras-chave:

Palavras-chave, Desinformação. Fake news. Gabriel Tarde. WhatsApp.

Resumo

Este artigo apresenta um estudo feito no grupo de WhatsApp intitulado Direita do Rio Grande do Norte, cujo objetivo foi investigar como as subjetividades desenvolvidas neste aplicativo condicionam o modo de perceber os acontecimentos. Com enfoque no fato do presidente Jair Bolsonaro se posicionar na contramão das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e não reconhece a gravidade relativa à pandemia da Covid-19, investigamos como os seus apoiadores propagam e interpretam essas informações, bem como isso se relaciona com o processo de desinformação e circulação de conteúdos falsos no WhatsApp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Tázia Patricio de Melo Cardoso, UFRN

Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN. Possui Especialização em Arte-Multimídia pela Universidade do Amazonas e Especialização em Práticas Pedagógicas no Ensino Superior pela Universidade Potiguar. Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela UFRN. Professora de graduação e pós-graduação há mais de 20 anos e pesquisadora do grupo Marginália - Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Cultura, Comunicação e Arte - UFRN, cadastrado no CNPq. Tem publicações (artigos, livro, capítulos de livros, Anais) por editoras nacionais e internacionais.

Patricia Rilliane Gomes da Silva, UFRN

Graduada (2015) e mestre (2019) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é doutoranda e bolsista (CAPES) pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN. Pesquisadora do Grupo Marginália (Grupo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Cultura). Possui interesse pelos temas da Complexidade, comunicação, mídias digitais e movimentos sociais.

Alexsandro Galeno Araújo Dantas, UFRN

Possui graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Pós Doutorado na Universidade de São Paulo (2015) Atualmente é professo do Instituto Humanitas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da mesma instituição e Presidente da Cooperativa Cultural Universitária. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do digital, sociedade e literatura, cultura e complexidade.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Patricio de Melo Cardoso, A. T., Gomes da Silva, P. R., & Araújo Dantas, A. G. (2020). “Bolsonaro tem razão”: Um parasita intracelular obrigatório. Rizoma, 8(1), 49-64. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15247

Edição

Seção

Fake News e Covid