Lógicas comunicacionais da circulação de fake news sobre Covid-19 no Whatsapp

Autores

  • Eloisa Klein Professora da Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15309

Palavras-chave:

Fake news, Coronavírus, Desinformação, Whatsapp.

Resumo

O texto analisa lógicas comunicacionais presentes em conteúdos falsos e desinformação sobre o coronavírus e a pandemia de Covid-19, disseminados em um grupo de profissionais da saúde, com coleta de dados efetuada entre março e maio de 2020. Para tanto, é desenvolvida uma discussão conceitual sobre fake news e desinformação, bem como a respeito dos modos de circulação e produção de acontecimentos contemporâneos. Analisamos a ocorrência de ondas de dissipação de conteúdos falsos que criam circuitos de acontecimentalização efêmeros, com padrão de orientação de ação, simulação do jornalismo e recriação de audiência fora da mídia. A associação entre os conceitos de fake news e desinformação permite contemplar circuitos correlatos, como confusão, fatalismo e ordenação da ação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa Klein, Professora da Universidade Federal do Pampa

Professora da Universidade Federal do Pampa. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Graduada em jornalismo pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Klein, E. (2020). Lógicas comunicacionais da circulação de fake news sobre Covid-19 no Whatsapp. Rizoma, 8(1), 26-48. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15309

Edição

Seção

Fake News e Covid