Ciência e disputa de narrativas: a construção da "farsa da Covid-19"

Autores

  • Ada Cristina Machado Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Joseline Pippi Pippi Universidade Federal do Sul da Bahia.
  • Aline Dalmolin Universidade Federal de Santa Maria.
  • Carlise Schneider Rudnick Universidade de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15318

Palavras-chave:

Narrativas, Ciência, Covid-19

Resumo

O artigo apresenta aspectos de um projeto de investigação dedicado à realização do estudo de estratégias discursivas circulantes no embate entre ciência e notícias falsas frente à profusão de informações sobre a Covid-19. Com base na noção weberiana do propósito lógico-racional do Iluminismo, o artigo indaga sobre as características de estratégias discursivas que disputam reconhecimento quanto ao valor de verdade de suas narrativas. O artigo detém-se na análise empírica do trailer promocional do documentário “Plandemic”, ocupado em denunciar o que denominam de “farsa da Covid-19”. Operou-se uma análise comparativa entre asserções apresentadas no vídeo, referentes a aspectos científicos sobre a Covid-19, e informações de dois tipos: de caráter científico e informações publicadas por organizações de referência em saúde pública. A análise colabora para esclarecer aspectos da disputa de narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Cristina Machado Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora titular do Departamento de Ciências da Comunicação, membro do quadro permanente do PPGComunicacão. Pesquisadora do CNPq. Colaboradora do Mestrado profissional em Comunicação e Indústria Criativa da universidade Federal do Pampa.

Joseline Pippi Pippi, Universidade Federal do Sul da Bahia.

Professora adjunta, vinculada ao Centro de Formação em Políticas Públicas e Tecnologias Sociais da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Aline Dalmolin, Universidade Federal de Santa Maria.

Professora adjunta, membro do quadro permanente do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Carlise Schneider Rudnick, Universidade de Santa Maria.

Professora adjunta, membro do quadro permanente do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Machado Silveira, A. C., Pippi, J. P., Dalmolin, A., & Rudnick, C. S. (2020). Ciência e disputa de narrativas: a construção da "farsa da Covid-19". Rizoma, 8(1), 89-105. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15318

Edição

Seção

Fake News e Covid