Fake News no contexto da pandemia de COVID-19: considerações a partir da cultura política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15435

Palavras-chave:

Fake News, cultura política, COVID-19, desconfiança

Resumo

Neste artigo analisamos as Fake Newssobre COVID-19 a partir da perspectiva da cultura política. A partir da análise de dados da Pesquisa Mundial de Valores e de grupos focais, evidenciamos que as características da cultura política brasileira funcionam como um caldo de cultura de Fake News. Nesse sentido, as Fake News da COVID-19 devem ser compreendidas como fenômeno político. Esta perspectiva é fundamental para projetar estratégias que combatam as Fake News relacionadas com a pandemia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Isabel Vizcarra Castillo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Professora da Graduação de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Foi pos-doutoranda no Departamento de Economia e Relações Internacionais no Projeto sobre Cultura Política e a Cultura Mundial de Valores da Universidade Federal de Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia e mestre em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) e Mestre em Segurança Internacional pelo Institut d’études Politiques de Paris – Sciences Po.

Débora de Oliveira Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

Henrique Carlos de Oliveira de Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciência Política e Professor do Programa de Pós-graduacão en Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Foi Brazilian Fulbright Distinguished Chair in Democracy and Human Development no Kellogg Institute, University of Notre Dame e professor convidado na École des hautes études en sciences sociales, París. Pesquisador Principal da Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey), Director Nacional para Brasil. Bolsista do CNPq.

Downloads

Publicado

2020-01-05

Como Citar

Vizcarra Castillo, S. I., Santos, D. de O., & de Castro, H. C. de O. (2020). Fake News no contexto da pandemia de COVID-19: considerações a partir da cultura política. Rizoma, 8(1), 165-184. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.15435

Edição

Seção

Fake News e Covid