Desinformação nas redes sociais digitais e o papel das agências de checagem em tempo de pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.16187Palavras-chave:
fack-checking, fake news, desinformação, pós-verdade, covid-19Resumo
A pandemia do vírus Covid-19 abalou o mundo no ano de 2020. Este artigo se propõe a analisar como a combinação de desinformação, associada a fatores diversos, como interesses controversos entre a ciência, economia e a política, além de questões conjunturais, como a crise de confiança no Jornalismo e a precarização da atividade profissional, podem tensionar ainda mais o enfrentamento de um grave problema de saúde pública. Para realizar nossa pesquisa, utilizamos de uma análise comparativa sobre informações que foram checadas por duas agências de fact-checking da América do Sul: Comprova, do Brasil, e ColombiaCheck, da Colombia, sobre a recomendação e o uso de dois medicamentos no combate ao coronavírus: a cloroquina e a hidroxicloroquina. No total, foram analisadas 12 matérias, no período de março a junho, além de termos realizado articulações a partir de revisão bibliográfica sobre os temas: propagação de fake news, pós-verdade, fact-checking. Percebe-se que a prática de checagem por agências têm se tornado relevante no combate ao fenômeno da propagação de desinformação, mas ainda muito distante de conter esse cenário.Downloads
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Publicado
2021-01-06
Como Citar
Pereira da Silva, E. F., & Maradei, A. (2021). Desinformação nas redes sociais digitais e o papel das agências de checagem em tempo de pandemia de Covid-19. Rizoma, 9(1). https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.16187
Edição
Seção
Artigos
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