Desinformação nas redes sociais digitais e o papel das agências de checagem em tempo de pandemia de Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.16187Palavras-chave:
fack-checking, fake news, desinformação, pós-verdade, covid-19Resumo
A pandemia do vírus Covid-19 abalou o mundo no ano de 2020. Este artigo se propõe a analisar como a combinação de desinformação, associada a fatores diversos, como interesses controversos entre a ciência, economia e a política, além de questões conjunturais, como a crise de confiança no Jornalismo e a precarização da atividade profissional, podem tensionar ainda mais o enfrentamento de um grave problema de saúde pública. Para realizar nossa pesquisa, utilizamos de uma análise comparativa sobre informações que foram checadas por duas agências de fact-checking da América do Sul: Comprova, do Brasil, e ColombiaCheck, da Colombia, sobre a recomendação e o uso de dois medicamentos no combate ao coronavírus: a cloroquina e a hidroxicloroquina. No total, foram analisadas 12 matérias, no período de março a junho, além de termos realizado articulações a partir de revisão bibliográfica sobre os temas: propagação de fake news, pós-verdade, fact-checking. Percebe-se que a prática de checagem por agências têm se tornado relevante no combate ao fenômeno da propagação de desinformação, mas ainda muito distante de conter esse cenário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2021-01-06
Como Citar
Pereira da Silva, E. F., & Maradei, A. (2021). Desinformação nas redes sociais digitais e o papel das agências de checagem em tempo de pandemia de Covid-19. Rizoma, 9(1). https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.16187
Edição
Seção
Artigos