Os impactos da Covid-19 sobre o Turismo e a Cultura na Bahia, Ceará e Pernambuco: Estratégias para sustentabilidade e fortalecimento da marca lugar

Autores

  • Mariana Pinto Miranda Universidade Federal da Bahia https://orcid.org/0000-0003-3436-7794
  • Adriano Oliveira Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • Janine Falcão Universidade Federal da Bahia
  • Rodrigo Maurício Freire Soares Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.16590

Palavras-chave:

Covid-19, Cultura, Nordeste, Turismo Sustentável

Resumo

Este trabalho apresenta o relatório parcial da pesquisa Turismo Sustentável, uma das respostas à crise da Covid-19, realizada pela Embaixada da França no Brasil, o Consulado Geral da França no Nordeste, as Alianças Francesas (Bahia, Ceará e Pernambuco) e o Grupo de Pesquisa Logos Comunicação Estratégica, Marca e Culturada UFBA. Foram entrevistados 212 profissionais da Cultura e Turismo da Bahia, Ceará e Pernambuco com a finalidade de mapear o cenário atual e buscar perspectivas de enfrentamento. Na etapa futura, serão apresentadas projeções e medidas de enfrentamento à crise.

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Biografia do Autor

Mariana Pinto Miranda, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia (UFBa)

Adriano Oliveira Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Professor associado da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA) e professor do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA) e do Mestrado Profissional em Segurança Publica, Justiça e Cidadania (Escola de Adm/UFBA). É consultor da Capes na Área Interdisciplinar. Pós-Doutorado pela ECA/USP (2016-2017). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas - UFBA, com estágio doutoral pela Universidade de Paris III - Sorbonne Nouvelle, graduado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia.

Janine Falcão, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Cultura e Sociedade (2014) pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialização em Gestão de Projetos e Programas Sociais, com previsão de conclusão para 2019. Bacharelado em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (2010) e licenciatura em Pedagogia - Educação Básica, também pela UNEB (2007). Integrante do Grupo de Pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (UFBA).

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Publicado

2021-01-06

Como Citar

Miranda, M. P., Sampaio, A. O., Falcão, J., & Soares, R. M. F. (2021). Os impactos da Covid-19 sobre o Turismo e a Cultura na Bahia, Ceará e Pernambuco: Estratégias para sustentabilidade e fortalecimento da marca lugar. Rizoma, 9(1). https://doi.org/10.17058/rzm.v9i1.16590

Edição

Seção

Artigos