Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte

Autores

  • Maria Cristina Dias Alves Universidade de São Paulo

Resumo

Resumo: Neste texto, trago parte da pesquisa de cunho etnográfico realizada em uma agência de publicidade brasileira, bem como algumas discussões teóricas que orientaram as análises dos achados: os conceitos de dispositivo, mediações comunicativas da cultura e midiatização. Foi possível observar um modelo de negócio em fase de transição, no qual papéis profissionais estão sendo revistos e procedimentos testados, numa descentralização de saberes (e de poderes), que aproxima programadores das equipes de criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina Dias Alves, Universidade de São Paulo

Publicitária e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde realizou a pesquisa de pós-doutorado Da big ideia ao big data, sobre as mudanças nos processos criativos das agências de publicidade brasileiras. Possui Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela mesma instituição. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é também membro dos grupos de Pesquisa (CNPq), Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, da ECA/USP, e Comunicação, Consumo e Arte, da ESPM/SP. Além da atuação em agências de publicidade, como diretora de criação e redatora, é poeta, haicaísta, escreve contos e crônicas.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Dias Alves, M. C. (2021). Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte. Rizoma, 9(2). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17041

Edição

Seção

Artigos