Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte

Autores

  • Maria Cristina Dias Alves Universidade de São Paulo

Resumo

Resumo: Neste texto, trago parte da pesquisa de cunho etnográfico realizada em uma agência de publicidade brasileira, bem como algumas discussões teóricas que orientaram as análises dos achados: os conceitos de dispositivo, mediações comunicativas da cultura e midiatização. Foi possível observar um modelo de negócio em fase de transição, no qual papéis profissionais estão sendo revistos e procedimentos testados, numa descentralização de saberes (e de poderes), que aproxima programadores das equipes de criação.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Cristina Dias Alves, Universidade de São Paulo

Publicitária e doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde realizou a pesquisa de pós-doutorado Da big ideia ao big data, sobre as mudanças nos processos criativos das agências de publicidade brasileiras. Possui Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP e graduação em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, pela mesma instituição. Professora do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é também membro dos grupos de Pesquisa (CNPq), Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, GESC3, da ECA/USP, e Comunicação, Consumo e Arte, da ESPM/SP. Além da atuação em agências de publicidade, como diretora de criação e redatora, é poeta, haicaísta, escreve contos e crônicas.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

Dias Alves, M. C. (2021). Processos criativos em uma agência de publicidade em transformação: entre a expansão da técnica e a incerteza da arte. Rizoma, 9(2). Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17041

Edição

Seção

Artigos