Desigualdades no acesso digital no ensino aprendizagem em tempos de pandemia
Palavras-chave:
Acesso ao ensino, ensino mediado por tecnologia, COVID-19Resumo
O acesso ao processo de ensino aprendizagem no período de pandemia de COVID-19 foi mediado pela tecnologia. Questionam-se, contudo, as possibilidades de acesso e a desigualdade. Assim sendo, este estudo tem como objetivo investigar de que forma se deu o acesso digital ao processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência na escola pública de um município do Vale do Sinos/RS. Objetiva, também, coletar informações acerca da quantidade de alunos atendidos nas escolas da rede pública de ensino dessa cidade; descrever os níveis de acesso e as possibilidades oferecidas para o atendimento remoto emergencial na rede pública; discutir, com apoio na literatura, as possibilidades de acesso digital ao processo de ensino aprendizagem de alunos da educação especial. Para tanto, solicitou-se a equipes diretivas de escolas, a professores de ensino regular e a professores de AEE que respondessem um questionário com questões abertas enviado pelo Google Forms. A análise dos dados coletados revelou que 80% dos alunos da rede pública acessaram as aulas de forma on-line e que os demais receberam material impresso, por motivos descritos na pesquisa. Quanto aos alunos da educação especial, poucos acessaram o material digital e não houve um programa específico que abarcasse as pessoas com deficiências.