Desigualdades no acesso digital no ensino aprendizagem em tempos de pandemia

Autores

Palavras-chave:

Acesso ao ensino, ensino mediado por tecnologia, COVID-19

Resumo

O acesso ao processo de ensino aprendizagem no período de pandemia de COVID-19 foi mediado pela tecnologia. Questionam-se, contudo, as possibilidades de acesso e a desigualdade. Assim sendo, este estudo tem como objetivo  investigar de que forma se deu o acesso digital ao processo de ensino aprendizagem de estudantes com deficiência na escola pública de um município do Vale do Sinos/RS. Objetiva, também, coletar informações acerca da quantidade de alunos atendidos nas escolas da rede pública de ensino dessa cidade; descrever os níveis de acesso e as possibilidades oferecidas para o atendimento remoto emergencial na rede pública; discutir, com apoio na literatura, as possibilidades de acesso digital ao processo de ensino aprendizagem de alunos da educação especial. Para tanto, solicitou-se a equipes diretivas de escolas, a professores de ensino regular e a professores de AEE que respondessem um questionário com questões abertas enviado pelo Google Forms. A análise dos dados coletados revelou que 80% dos alunos da rede pública acessaram as aulas de forma on-line e que os demais receberam material impresso, por motivos descritos na pesquisa. Quanto aos alunos da educação especial, poucos acessaram o material digital e não houve um programa específico que abarcasse as pessoas com deficiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemari Lorenz Martins, Feevale

Graduada em Letras - Português/Alemão (Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos/1993) e em Pedagogia (Centro Universitário Ítalo-Brasileiro/2021); Especialista em Linguística do Texto (Unisinos/1996), em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Neuropsicopedagogia clínica e institucional (Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo/2021) e cursando especialização em Mentoria na Formação de Professores (Universidade Feevale e Tampere University – Finlândia/ 2022-2023); Mestre em Ciências da Comunicação, área de concentração Semiótica (Unisinos/1999) e Doutora em Letras (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS/2013). Atualmente é coordenadora e professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. Atua como pesquisadora nos grupos de pesquisa Linguagens e Manifestações Culturais (linha de pesquisa Aquisição da Linguagem) e Informática na Educação (linha de pesquisa Tecnologia da Informação Aplicada à educação). Tem experiência na área de Letras e na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, aquisição da linguagem e letramento, inclusão escolar e variação linguística e ensino. Orienta e coorienta trabalhos de conclusão de curso na Graduação, iniciação científica, dissertações de Mestrado, teses de Doutorado e projetos de Pós-doutorado.

Downloads

Publicado

2022-01-06

Como Citar

Souza, C. G. N. M. de ., & Martins, R. L. . (2022). Desigualdades no acesso digital no ensino aprendizagem em tempos de pandemia. Rizoma, 11(1), 53-65. Recuperado de https://online.unisc.br/seer/index.php/rizoma/article/view/17753