A Folha de S.Paulo e o(s) discurso(s) de/sobre os Jogos Paralímpicos

Autores

  • Clevisvaldo Lima UFPI

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18141

Palavras-chave:

Paralimpíadas, Deficiência, Superação

Resumo

Este trabalho procurar analisar o(s) discurso(s) de e sobre os Jogos paralímpicos de verão a partir da cobertura deste pelo jornal Folha de S. Paulo, a fim de compreender os sentidos que se formulam e circulam no/por esse periódico acerca deste evento. A partir da análise dos recortes pudemos explicitar o modo como o discurso sobre os atletas paralímpicos e sobre as Paralimpíadas que circulam no/pelo jornal Folha de S. Paulo, significam os Jogos como um evento de superação da deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clevisvaldo Lima, UFPI

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Mestre em Letras, área de concentração - Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal do Piauí - UFPI. Especialista em Libras pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Professor Adjunto I, Libras, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portela. Membro do projeto de pesquisa Imagens da Cidade: Discurso e Produção de Conhecimento (LABEURB/UNICAMP/FAPESP). Membro efetivo do Núcleo de Pesquisas em Análise do Discurso (NEPAD). Membro dos grupos de pesquisa "O Cotidiano na História das Ideias Linguísticas" , "diADorim" e "e-Urbano: da constitutividade do espaço urbano pelo digital" da Universidade Estadual de Campinas. Membro do grupo de pesquisa EntreRios - Grupo de Pesquisa em Análise de Discurso Materialista e História das Ideias Linguísticas da Universidade Federal do Piauí - UFPI. 

Downloads

Publicado

2023-07-31

Como Citar

Lima, C. (2023). A Folha de S.Paulo e o(s) discurso(s) de/sobre os Jogos Paralímpicos. Rizoma, 12(1), 41-58. https://doi.org/10.17058/rzm.v12i1.18141

Edição

Seção

Dossiê Discursos da/sobre a mídia: história, memória, ideologia