A Inteligência artificial na contramão da desinformação: uma solução com chatbot para aprendizagem na área da saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v13i1.19394

Resumo

Com os avanços na digitalização e no livre acesso da produção acadêmica na área da saúde, os profissionais precisam se atualizar constantemente, apesar da sobrecarga de trabalho. Assim, a inteligência artificial (IA) pode ser aliada para auxiliar na busca de artigos científicos para qualificação do conhecimento e aprendizado. Questionários foram elaborados e aplicados com estudantes e profissionais da área da saúde, cujos resultados evidenciaram a busca por tecnologias baseadas em IA generativa, como o ChatGPT, como meio de informação. Dessa forma, o objetivo foi desenvolver um chatbot (agente conversacional) capaz de auxiliar os profissionais da saúde no processo de busca por informações com validação científica, apresentando uma alternativa baseada em IA extrativa. Além disso, o trabalho também buscou verificar se existem riscos ao utilizar aplicações apoiadas em técnicas de geração de texto como fonte de informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Frozza, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Departamento de Informática e Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Industriais. Área de Sistemas Inteligentes e Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2024-07-31

Como Citar

Frozza, R., Colbeich Lopes, G., Fredi Molz, R., & Duarte da Silva Bagatini, D. (2024). A Inteligência artificial na contramão da desinformação: uma solução com chatbot para aprendizagem na área da saúde. Rizoma, 13(1), 5-20. https://doi.org/10.17058/rzm.v13i1.19394

Edição

Seção

Interfaces em Inteligência Artificial e cognição