O debate racial dos vereadores de Belém-PA no feed do Instagram

Autores

  • Elaide Martins Universidade Federal do Pará
  • Marcus Passos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19742

Palavras-chave:

Instagram, Vereadores de Belém, Questão Racial

Resumo

Esta pesquisa articula comunicação, agentes políticos e questão racial. Amparando-se na análise de conteúdo (Bardin, 1977; Sampaio; Lycarião, 2021), foram analisados 8.696 posts do Instagram buscando-se compreender o debate político-racial realizado pelos 35 vereadores da 19ª Legislatura (2021-2024) de Belém (PA). Os resultados indicam que menos de 5% dos conteúdos foram destinados à questão racial em 2021 e quantos e quais realmente trazem leis e/ou ações legislativas pertinentes à temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaide Martins, Universidade Federal do Pará

Jornalista pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Ciências Socioambientais pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos NAEA/UFPA. Possui experiência profissional em telejornalismo, ciberjornalismo, audiovisual e jornalismo impresso. É docente na Faculdade de Comunicação (Facom) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) da UFPA, desenvolvendo pesquisas sobre convergência, internet, inovação, transmídia e ativismo no jornalismo. Atua como orientadora nos cursos de graduação, mestrado, doutorado e na Iniciação Científica. Coordena o Grupo de Pesquisa Inovação e Convergência na Comunicação - InovaCom (CNPq/UFPA) e coordenou o Grupo de Pesquisa Interações e Tecnologias na Amazônia-ITA (CNPq/UFPA-UNAMA). Fez pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde também integra o Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo (Nephi-Jor). Integra a Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e é sócia-pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), participando da Rede de Pesquisa Aplicada em Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Marcus Passos, Universidade Federal do Pará

Mestre em Ciências da Comunicação, pelo Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Formado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UFPA, e especialista em Assessoria de Comunicação, pela Faculdade Estácio-Belém. Atuei na Assessoria de Comunicação da UFPA, no departamento de Coordenadoria de Divulgação Científica (Jornal Beira do Rio); na assessoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa); e na Defensoria Pública da União (DPU), no departamento da Defensoria Regional de Direitos Humanos (DRDH), unidade Belém.Em 2016, fiz intercâmbio na Universidade do Porto, em Portugal, para um curso semestral em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria, Multimédia, para cursar as disciplinas de Relações Internacionais; Comunicação Empresarial; Comunicação Política; e Técnicas de Expressão Jornalística - Audiovisual. Atualmente sou repórter do portal g1, da Globo. Tenho interesse nas áreas de comunicação política, questões raciais e mídias digitais.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Martins, E. ., & Passos, M. (2024). O debate racial dos vereadores de Belém-PA no feed do Instagram. Rizoma, 13(2), 167-184. https://doi.org/10.17058/rzm.v13i2.19742

Edição

Seção

Artigos