Interações analógico e digital móvel na mídia impressa: camadas informacionais na narrativa com QR Code, Aurasma e Realidade Aumentada
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.3553Palavras-chave:
jornalismo impresso, tecnologias móveis, QR Code, narrativas transmidiáticasResumo
Este artigo discute a adoção de inovações no jornalismo impresso como QR Code, Aurasma, Realidade Aumentada, 3D como processos de complexificação das narrativas e das estratégias construídas como modelo de negócios nas organizações jornalísticas a partir das apropriações das tecnologias móveis digitais. As camadas informacionais (interativas, multimídia, metadados) oriundas desses recursos compartilham da noção defendida por McLuhan (2005) de que os meios se refletem um no outro, reinventam-se. A abordagem se centra na análise dessas interações analógico-digital e de natureza móvel partindo da observação de que o jornalismo impresso procura introduzir nos seus projetos gráficos essa perspectiva visando se modernizar para "fisgar" ou manter os leitores através da conexão entre plataformas com o incremento às narrativas de recursos dinâmicos que vão além do próprio suporte, como nos casos em debate.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-01-01
Como Citar
Silva, F. F. da, & Rodrigues, A. A. (2013). Interações analógico e digital móvel na mídia impressa: camadas informacionais na narrativa com QR Code, Aurasma e Realidade Aumentada. Rizoma, 1(1), 71-84. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i1.3553
Edição
Seção
Artigos