Paulo Freire na Comunicação e os Meios de “Comunicados”

Autores

  • Fernanda Pereira Ribeiro Université Paris Descartes - Sorbonne

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v1i2.4058

Palavras-chave:

Paulo Freire, Comunicação e Educação, Interdisciplinaridade

Resumo

A obra do Educador Paulo Freire pode ser lida como uma abordagem cultural da comunicação. Comunicação como troca dialógica a partir de um ponto de vista social e político. Abordagem cultural apoiada numa visão humanista, valorizando a criatividade humana e partindo de uma definição mais ampla de comunicação. O artigo disserta sobre a aplicação da práxis freireana no campo da Comunicação (estudo teórico dos seus textos) e na atividade comunicacional (criação, produção e recepção das mensagens).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Pereira Ribeiro, Université Paris Descartes - Sorbonne

Professora e Jornalista. Doutoranda em Sociologia na Université Paris Descartes, Sorbonne, orientada pelo Sociólogo alemão prof Jan Spurk. Mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ orientada pela profa Raquel Paiva. Graduada em Jornalismo e em Rádio e TV pela UFRJ. Pesquisadora do CERSES (Centre de Recherche Sens, Ethique et Société - Université Paris Descartes, Sorbonne). Pesquisadora do LECC (Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária da UFRJ). Foi professora de redação do pré-vestibular comunitário Universidade Popular, na Uerj e Morro Tabajaras (2002-2008). Foi professora de Português Língua Estrangeira para diversas empresas na França (2009-2013). Redatora e revisora de textos freelancer (2000-atualmente).

Downloads

Publicado

2013-12-30

Como Citar

Ribeiro, F. P. (2013). Paulo Freire na Comunicação e os Meios de “Comunicados”. Rizoma, 1(2), 78-91. https://doi.org/10.17058/rzm.v1i2.4058

Edição

Seção

Artigos