As redes sociais como espaço de acontecimentos noticiáveis: o caso do ‘mendigo gato’

Autores

  • Suzana Rozendo Bortoli Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v2i2.5169

Palavras-chave:

‘mendigo gato’, ciberacontecimento, Facebook, notícias

Resumo

O presente artigo apresenta uma reflexão acerca dos ciberacontecimentos: fatos que, repercutidos nas redes sociais, resultam em pautas jornalísticas nas mídias tradicionais. Para ilustrar este estudo, utilizou-se como pano de fundo o caso de Rafael Nunes da Silva, que ficou conhecido como ‘mendigo gato’ após ter sua foto publicada no Facebook por uma turista, em outubro de 2012. Depois de inúmeros compartilhamentos da fotografia, descobriu-se que o ‘mendigo’ havia trabalhado como modelo e vivia nas ruas de Curitiba/PR em consequência do consumo de crack. Em pouco tempo, Rafael tornou-se notícia em vários jornais impressos e online do Brasil, e, durante dois anos, foi presença constante na mídia. Para realizar este estudo qualitativo, as técnicas empregadas foram a pesquisa bibliográfica e a análise dos títulos, subtítulos e de alguns fragmentos de matérias sobre o referido personagem divulgadas na página do G1.globo.com, portal de notícias da Rede Globo. O corpus foi sistematizado no período compreendido entre outubro de 2012 a setembro de 2014.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Rozendo Bortoli, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e doutoranda do PPGCOM/ECA/USP. E-mail: suzanarozendo@usp.br.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Bortoli, S. R. (2014). As redes sociais como espaço de acontecimentos noticiáveis: o caso do ‘mendigo gato’. Rizoma, 2(2), 28-39. https://doi.org/10.17058/rzm.v2i2.5169

Edição

Seção

Artigos