Biopolítica da criatividade: Atenção, indeterminação e participação

Autores

  • Icaro Ferraz Vidal Junior Université de Perpignan Via Domitia / Università degli Studi di Bergamo

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v3i2.6137

Palavras-chave:

atenção, indeterminação, invenção, participação

Resumo

O presente ensaio estabelece vínculos entre os conceitos de atenção e de margem de indeterminação, tal como formulado na filosofia de Gilbert Simondon. Tais vínculos são aqui costurados a partir da ideia de cognição inventiva. A partir deste solo conceitual, que privilegia a produção de diferença, investigamos como os imperativos de criatividade articulados à teoria neoliberal do capital humano constituem-se como uma nova faceta da biopolítica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Icaro Ferraz Vidal Junior, Université de Perpignan Via Domitia / Università degli Studi di Bergamo

Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em “Crossways in European Humanities” pelas Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e University of Sheffield. Atualmente realiza pesquisa no Programa “Erasmus Mundus Joint Doctorate: Cultural Studies in Literary Interzones”, nas Università degli studi di Bergamo (Itália) e Université de Perpignan Via Domitia (Perpignan).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Vidal Junior, I. F. (2015). Biopolítica da criatividade: Atenção, indeterminação e participação. Rizoma, 3(2), 21-34. https://doi.org/10.17058/rzm.v3i2.6137

Edição

Seção

Artigos