A imagem do cientista no imaginário contemporâneo: o caso do Instituto Royal

Autores

  • Monica Martinez Universidade de Sorocaba (Uniso)

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6412

Palavras-chave:

Comunicação. Cientistas. Imagem. Narrativas Midiáticas

Resumo

Este trabalho aborda a imagem do cientista contemporâneo. Seu objeto é a cobertura do dia 20/10/2013 do programa Fantástico, da Rede Globo, sobre o protesto de defensores dos direitos dos animais contra o Instituto Royal, cuja invasão, realizada em 18/10/13, culminou com o fechamento, 19 dias depois, da unidade localizada em São Roque (SP). Entre os resultados, destaca-se a visão midiática fluida e maniqueísta da imagem do cientista, ora visto como um salvador, ora como um monstro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba (Uniso)

Monica Martinez é doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2002). Realizou pós-doutorado em Narrativas Digitais pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo (2009) e estágio de pesquisa junto ao departamento de Radio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas (2013). Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (1994) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1987). Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). É autora de "Professor de Ilusões" (Prumo, 2012), "Tive uma Ideia -- O que é criatividade e como desenvolvê-la" (Paulinas, 2011) e "Jornada do Herói: estrutura narrativa mítica na construção de histórias de vida em jornalismo" (Annablume/Fapesp, 2008), entre outros livros e artigos científicos. É cocriadora do Núcleo Granja Viana (SP) da Joseph Campbell Foundation®. É sócia da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação), conselheira administrativa da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), do Cisc (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e. da Mídia) e, no exterior, da IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e ICA (International Communication Association).

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Martinez, M. (2016). A imagem do cientista no imaginário contemporâneo: o caso do Instituto Royal. Rizoma, 4(2), 122-137. https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6412

Edição

Seção

Dossiê