Esfera pública e redes socias na Internet: O que é novo no Facebook?

Natalia Raimondo Anselmino, María Cecilia Reviglio, Ricardo Diviani

Resumo


Vivemos em sociedades altamente midiatizadas e não somente atravessadas pela ação dos meios de comunicação de massa mas, também, pelas novas tensões que assume o processo de midiatização a partir do desenvolvimento das redes sociais em Internet. Ao reconhecer a natureza ambiental e construtiva dos meios de comunicação de massa é possível, também, considerar a midiatização como modalidade nuclear da construção da esfera pública. Neste contexto, este artigo pergunta sobre os modos onde o funcionamento do Facebook e os discursos aí expostos participam na configuração da esfera pública contemporânea, assim como, ademais, sobre o grau de novidade que mostra dita intervenção a respeito da exercida pelos tradicionais meios de comunicação de massa. Em função de articular as reflexões expostas com alguns dos eixos que tomou o debate teórico lançado pela análise que realizou Habermas sobre a gênese e as transformações estruturais da vida pública, este artigo enfoca nestes três seguintes aspectos: a gestão da visibilidade, da colocação pública ou publicação; o lugar que ocupa o diálogo, a deliberação e o dissenso; a condição múltipla e móvel da esfera pública atual.

Palavras-chave


esfera pública; Facebook, midiatização; redes sociais em Internet.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rzm.v3i1.6726