Conhecimento em rede e a inteligência coletiva aplicada na ferramenta Scoop.it

Autores

  • Davila dos Santos Davila dos Santos Universidade Feevale
  • Ernani Cesar de Freitas Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6748

Palavras-chave:

Cibercultura. Inteligência Coletiva. Comunicação. Scoop.it.

Resumo

Com advento das novas tecnologias ocorrem mutações nos modos de comunicação e compartilhamento de saberes no ciberespaço. O tema dá ênfase às questões sobre cibercultura, delimitado à análise das práticas de inteligência coletiva no processo comunicacional da ferramenta Scoopt.it, que implementa e compartilha informações no ciberespaço para geração de conhecimento em rede. O objetivo do trabalho consiste em refletir sobre a construção de um novo espaço antropológico , no qual os seres humanos criam e compartilham conhecimento na internet, por meio da linguagem. A metodologia utilizada é de uma pesquisa exploratória, com análise qualitativa. A análise das informações direciona a resultados que apoiam o uso da inteligência coletiva no desenvolvimento da informática, que possibilita a potenciação da comunicação no meio virtual, privilegiando a cooperação na troca de informações entre os seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Davila dos Santos Davila dos Santos, Universidade Feevale

Eliane Davila dos Santos é Mestranda em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; E-mail:elianedavila@yahoo.com. Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/7340135294368513

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Ernani Cesar de Freitas é doutor em letras (PUCRS), com pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor permanente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; E-mail: ernanic@feevale.br. Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/9653110286244674.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

dos Santos, D. dos S. D., & de Freitas, E. C. (2016). Conhecimento em rede e a inteligência coletiva aplicada na ferramenta Scoop.it. Rizoma, 4(2), 171-186. https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6748

Edição

Seção

Artigos