Metacomunicação e paratextos transmidiáticos: Como Lizzie Bennet entra e sai da realidade?

Autores

  • Ricardo Jorge de Lucena Lucas Universidade Federal do Ceará - Professor-Adjunto
  • Mariana Gonçalves Moreira

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6847

Palavras-chave:

paratextos, narrativa transmídia, metacomunicação

Resumo

O atual universo midiático tem oferecido cada vez mais novas possibilidades de entretenimento com as narrativas transmidiáticas; ao mesmo tempo, alguns de seus produtos buscam mesclar os limites entre a ficção e a realidade. Aqui, nos deteremos na análise do caráter metacomunicativo da websérie The Lizzie Bennet Diaries (2012). Para tal, analisaremos alguns dos seus recursos paratextuais (títulos, formas de apresentação, caixas de comentários etc.). Nossa proposta inicial é de que certos espaços digitais, por serem “hipergenéricos” (Maingueneau, 2010), permitem diversas formas de enquadramento metacomunicativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Jorge de Lucena Lucas, Universidade Federal do Ceará - Professor-Adjunto

Jornalista, professor do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). Doutor em Comunicação (UFPe), Mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ).

Mariana Gonçalves Moreira

Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará com enfâse em Mídias e Práticas Sócio-culturais, com pesquisa em transmídia e narrativa. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFC, em 2013.2. Interesse por estudos de narrativas, transmídia, paratextualidade, mídias digitais e linguistica. Residente em Fortaleza, Ceará.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Lucena Lucas, R. J. de, & Moreira, M. G. (2016). Metacomunicação e paratextos transmidiáticos: Como Lizzie Bennet entra e sai da realidade?. Rizoma, 4(2), 138-155. https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.6847

Edição

Seção

Dossiê