Criança, identidade e consumo: um estudo sobre as lições da publicidade infantil

Autores

  • Analu Schmitz Horlle Universidade Feevale
  • Saraí Patricia Schmidt Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.7464

Palavras-chave:

criança, identidade, mídia, consumo

Resumo

Este artigo discute a relação criança, mídia e cultura do consumo. Os debates em torno da constituição de uma mídia de qualidade que leve em conta o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes envolvem aspectos tanto de promoção quanto de proteção. Ambas as perspectivas são complementares e devem ser consideradas de forma integrada pelos atores que compõem o sistema de mídia, ou seja, o governo, a sociedade civil e as empresas de comunicação, que contribuem de forma significativa na construção da identidade da criança. Nesse contexto, vários especialistas consideram que é preciso discutir e ampliar as estratégias que regulamentam a publicidade voltada ao público infantil no Brasil. O estudo analisa as fragilidades e potencialidades da regulamentação da mídia no Brasil em relação à publicidade infantil a partir da análise de documentos e da discussão com grupo de acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda. É necessário que haja um diálogo maior entre os atores que compõem o sistema de mídia, pois é preciso compreender que profissionais devem ter liberdade para a criação de peças publicitárias, mas, ao mesmo tempo, devem respeitar os direitos das crianças. Sendo assim, é necessário que se faça uma reflexão mais ampla sobre o que diz a lei e o que efetivamente é veiculado pela mídia, pensando sempre no bem maior, a criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analu Schmitz Horlle, Universidade Feevale

Graduada em Relações Públicas e Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social atuando na área de mídia e políticas públicas.

Saraí Patricia Schmidt, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do sul e docente dos Programas de Pós-graduação em Processos e Manifestações Culturais e Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Schmitz Horlle, A., & Schmidt, S. P. (2017). Criança, identidade e consumo: um estudo sobre as lições da publicidade infantil. Rizoma, 5(1), 165-177. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.7464

Edição

Seção

Seção Livre