As relações de poder na teledramaturgia brasileira: uma análise dos eixos de conflito entre patroas e empregadas em “Cheias de Charme”

Autores

  • Priscila Ribeiro Chéquer Luz Universidade Federal da Bahia
  • Rita de Cássia de Aragão Matos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.7657

Palavras-chave:

Telenovela, classes sociais, empregadas domésticas

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a representação das relações de poder entre as diferentes classes sociais na teledramaturgia brasileira. Para isso, foi realizado um Estudo de Caso a partir da telenovela “Cheias de Charme” veiculada pela Rede Globo de Televisão. A partir do corpus selecionado, foram analisadas as relações de poder entre as diferentes classes sociais, representadas na obra por empregadas domésticas e patroas, evidenciando os eixos de conflitos presentes nessa relação. Os dados empíricos foram analisados a partir de operadores da Análise do Discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Ribeiro Chéquer Luz, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda no PPG Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA), Graduada em Comunicação Social/Rádio e TV (UESC)

Rita de Cássia de Aragão Matos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta do IHAC e vice-coordenadora do PPG Cultura e Sociedade (UFBA).

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Chéquer Luz, P. R., & Matos, R. de C. de A. (2016). As relações de poder na teledramaturgia brasileira: uma análise dos eixos de conflito entre patroas e empregadas em “Cheias de Charme”. Rizoma, 4(2), 268-280. https://doi.org/10.17058/rzm.v4i2.7657

Edição

Seção

Seção Livre