A cidade, seus espaços, narrativas e o morador de rua: entre o miserável e o flâneur

Autores

  • Laura Martini Bedran Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Lucas Eduardo Dantas Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8507

Palavras-chave:

cidade, espaço urbano, subjetividades, morador de rua

Resumo

Este artigo trata de urbanidades, subjetividades e conflitos gerados na cidade moderna e que se mantêm entrelaçados ao ambiente urbano contemporâneo. Para tal, o morador de rua é destacado na narrativa que busca refletir sobre sua invisibilidade perante a sociedade, o estado e a mídia ao ocupar os espaços esquecidos ou não reconhecidos como espaços ativos da cidade. Como um personagem do urbano, o morador de rua situa-se entre o miserável de Victor Hugo e o Flâneur de Baudelaire.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Martini Bedran, Universidade Federal Fluminense - UFF

Profa. Adjunta do Depto. de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano/UFF. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas Aplicadas LAPA/PPGMC-UFF. Doutora em Comunicação/PPGCOM/UFF e Mestre em Artes Visuais/EBA-UFRJ.

Lucas Eduardo Dantas, Universidade Federal Fluminense - UFF

Pesquisador do Laboratório de Pesquisas Aplicadas-LAPA/PPGMC-UFF. Mestrando em Mídia e Cotidiano pelo Programa de Pós Graduação em Mídia e Cotidiano /UFF.

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Bedran, L. M., & Dantas, L. E. (2017). A cidade, seus espaços, narrativas e o morador de rua: entre o miserável e o flâneur. Rizoma, 5(1), 90-100. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8507

Edição

Seção

Artigos