Das ervas à farmácia: o encontro narrativo da ciência com o saber popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8526

Palavras-chave:

Narrativa, Amazônia, Imaginário, Saber científico e popular

Resumo

Este artigo objetiva compreender a conciliação discursiva entre ciência e saber popular na narrativa jornalística da revista Amazônia Viva, na matéria intitulada “O poder das ervas medicinais”, de maio de 2012. Analisamos os elementos construídos sobre o imaginário da Amazônia e as construções de sentido sobre o mundo real ou imaginado, denominados de reconstruções do real, que produzem “efeitos do real” sobre a ciência e “efeito estético de sentido” sobre a narrativa popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lídia Karolina de Sousa Rodarte, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (2017) e graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFPA (2009). Membro do grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (NARRAMAZÔNIA/UFPA/UNAMA/CNPq).

Alda Cristina Silva da Costa, Universidade Federal do Pará

Docente Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCom UFPA). Realiza estágio de Pós-Doutorado no Programa de Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC/UNAMA). Doutora em Ciências Sociais (UFPA-PA, 2010); Mestre em Sociologia (UFPA-PA, 2005); Especialista em Metodologia e Teoria da Comunicação (UFPA-PA, 1992); Graduada em Comunicação Social - Jornalismo (UFPA, 1986). Coordena o projeto de pesquisa Mídia e Violência: narrativas midiáticas na Amazônia Paraense (UFPA/CNPq) e o grupo de pesquisa Narrativas Contemporâneas na Amazônia Paraense (NARRAMAZÔNIA/UFPA/UNAMA/CNPq).

Downloads

Publicado

2017-07-05

Como Citar

Rodarte, L. K. de S., & da Costa, A. C. S. (2017). Das ervas à farmácia: o encontro narrativo da ciência com o saber popular. Rizoma, 5(1), 178-192. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8526

Edição

Seção

Seção Livre