As manchetes jornalísticas na página do Podemos: agendamento e singularidade

Autores

  • Sérgio Luiz Gadini UEPG
  • Matheus Lobo Pismel UEPG

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8588

Palavras-chave:

Agendamento, Comunicação Política, Podemos, Notícia.

Resumo

O objetivo deste texto é refletir sobre uma das táticas de comunicação política do partido espanhol Podemos em sua página de Facebook: a veiculação de manchetes noticiosas, de instituições jornalísticas variadas, acompanhadas por comentários políticos próprios. Busca-se uma aproximação do objeto por meio da teoria do agendamento, situando a comunicação do partido entre as agendas da mídia e do público. Em seguida o texto parte para a definição de notícia e discute as possíveis aberturas de sentido para a intervenção política. Apesar do foco no caso do Podemos, a intenção do texto é contribuir nos debates sobre comunicação política em sua relação com o jornalismo.

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Biografia do Autor

Sérgio Luiz Gadini, UEPG

Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da UEPG. Realiza pesquisas sobre produção jornalística, com ênfase no campo cultural e representações de mídia e política. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (1990) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). E-mail para contato: sergiogadini@yahoo.com.br,

Matheus Lobo Pismel, UEPG

Jornalista formado em 2013 pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde pesquisa interfaces entre jornalismo e comunicação popular. E-mail para contato: matheuslobopismel@gmail.com.

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Publicado

2017-07-05

Como Citar

Gadini, S. L., & Lobo Pismel, M. (2017). As manchetes jornalísticas na página do Podemos: agendamento e singularidade. Rizoma, 5(1), 64-74. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8588

Edição

Seção

Artigos