A ruptura entre PT e PSDB através dos discursos do horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão e o clima de opinião pública nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8621Palavras-chave:
Comunicação Política. Ideologia. Clivagem Social. Discurso do ódio.Resumo
A eleição de 2014 repetiu pela sexta vez consecutiva o confronto direto entre PT e PSDB pela presidência da República no Brasil. A campanha ofereceu o processo eleitoral como pauta do dia e possibilitou, de um lado a democratização da discussão política, e de outro, a exacerbação das diferenças ideológicas na forma de discurso do ódio. Analisando os discursos dos programas do horário eleitoral de televisão desde 1994 até 2014, tendo como foco a ofensividade dos discursos e a promoção de uma visão maniqueísta, foi possível reconstituir as estratégias dos diferentes momentos desses dois partidos em campanha presidencial. Conclui-se que a ofensividade se fez presente nos discursos dos dois partidos, contribuindo para o momento de ruptura do quadro atual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2017-07-05
Como Citar
Carnieletto Müller, A. (2017). A ruptura entre PT e PSDB através dos discursos do horário gratuito de propaganda eleitoral na televisão e o clima de opinião pública nas redes sociais. Rizoma, 5(1), 193-206. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i1.8621
Edição
Seção
Seção Livre