Youtubers e seu fandom: doesn’t feel, look or smell like labor at all”

Autores

  • Paula Coruja UFRGS
  • Adriana Pierre Coca UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v5i2.9528

Palavras-chave:

YouTube, youtubers, conteúdo gerado por usuário, trabalho gratuito, fandom

Resumo

Nesse artigo, partimos dos youtubers e seu fandom para fazer uma discussão sobre trabalho gratuito na internet. Primeiramente, abordamos o funcionamento do YouTube e o conteúdo gerado por usuário, como atividade cultural característica da cibercultura. Em seguida, abordamos os youtubers ativos, que hoje não só encaram a atividade como trabalho, mas que desenvolvem uma gramática própria para esse produto audiovisual, que leva ao desenvolvimento de fandoms ao seu redor. Ao fortalecer um grupo de fãs, estes youtubers mantêm a engrenagem do trabalho gratuito apropriado pela plataforma girando.

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Biografia do Autor

Paula Coruja, UFRGS

Jornalista, mestra em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS), atualmente é bolsista de apoio técnico CNPq no Núcleo de Pesquisa Cultura e Recepção Midiática da UFRGS.

Adriana Pierre Coca, UFRGS

Doutoranda em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Especialista em Teoria e Técnicas da Comunicação pela Fundação Cásper Líbero. Integra o grupo de pesquisa - Gpesc - Semiótica e Culturas da Comunicação (UFRGS). Bolsista CAPES.

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Coruja, P., & Coca, A. P. (2018). Youtubers e seu fandom: doesn’t feel, look or smell like labor at all”. Rizoma, 5(2), 121-132. https://doi.org/10.17058/rzm.v5i2.9528

Edição

Seção

Dossiê