Tchu-tchá: poética em vídeo e performatividade da escrita nos “poemas videados”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9720

Palavras-chave:

vídeo, letramento metamidiático, poesia concreta, ciberpoesia

Resumo

A proposta presente visa contextualizar o processo criativo nominado “Poemas Videados”, desenvolvido em vídeo e veiculado na plataforma Youtube. Para tal, são relacionados conceitos de cinema, vídeo, arte e poesia. Sobre cinema e vídeo, Dubois (2004); poesia concreta, Campos e Pignatari (1975) e Bense (2003); ciberpoesia, em Santaella (2007) e letramento metamidiático, Lemke (2010). Deste modo, se busca a demonstração das aproximações das teorias com a prática. Afinal, é na prática e na existência diária, resultantes do hibridismo que sempre caracterizou a existência social, que a apropriação da tecnologia, comunicação e dispositivos de sensorialidades se tornam capazes de impactar a cultura e a sociedade, bem como as práticas de leitura e as discursividades.

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Biografia do Autor

Cleber Nelson Dalbosco, Universidade de Passo Fundo

Doutorando em Letras - Universidade de Passo Fundo Professor da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo

Tania Mariza Kuchenbecker Rösing, Universidade de Passo Fundo

Pesquisadora da Universidade de Passo Fundo - Programa de Pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado) e da Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões - URI - Campus Frederico Wesphalen - Programa de Pós-gradução em Letras (mestrado).

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Publicado

2018-01-03

Como Citar

Dalbosco, C. N., & Rösing, T. M. K. (2018). Tchu-tchá: poética em vídeo e performatividade da escrita nos “poemas videados”. Rizoma, 6(1), 100-112. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9720

Edição

Seção

Artigos