Tchu-tchá: poética em vídeo e performatividade da escrita nos “poemas videados”
DOI:
https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9720Palavras-chave:
vídeo, letramento metamidiático, poesia concreta, ciberpoesiaResumo
A proposta presente visa contextualizar o processo criativo nominado “Poemas Videados”, desenvolvido em vídeo e veiculado na plataforma Youtube. Para tal, são relacionados conceitos de cinema, vídeo, arte e poesia. Sobre cinema e vídeo, Dubois (2004); poesia concreta, Campos e Pignatari (1975) e Bense (2003); ciberpoesia, em Santaella (2007) e letramento metamidiático, Lemke (2010). Deste modo, se busca a demonstração das aproximações das teorias com a prática. Afinal, é na prática e na existência diária, resultantes do hibridismo que sempre caracterizou a existência social, que a apropriação da tecnologia, comunicação e dispositivos de sensorialidades se tornam capazes de impactar a cultura e a sociedade, bem como as práticas de leitura e as discursividades.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-01-03
Como Citar
Dalbosco, C. N., & Rösing, T. M. K. (2018). Tchu-tchá: poética em vídeo e performatividade da escrita nos “poemas videados”. Rizoma, 6(1), 100-112. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9720
Edição
Seção
Artigos
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.