Apocalipse When? Futuros distópicos nos seriasdos contemporâneos de ficção científica de televisão

Autores

  • Gabriela Gruszynski Sanseverino Doutoranda do Programa de Doutoramento Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (PD/00059/2012), que resulta de um consórcio entre seis unidades de investigação portuguesas: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho; CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens; CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias); CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa); CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo; e LabCom – Laboratório de Comunicação Online (Universidade da Beira Interior). Este programa tem o apoio financeiro da FCT/MCTES (Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano (PO CH). http://orcid.org/0000-0003-1198-5565

DOI:

https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9788

Palavras-chave:

futuro, distópico, apocalipse, ficção científica, seriado, televisão.

Resumo

Este texto busca refletir sobre obras de ficção cientifica, especificamente os seriados de televisão contemporâneos, como formas de mediação da nossa realidade e de nossas expectativas para o futuro. A partir de uma breve revisão bibliográfica e documental, o trabalho, de caráter exploratório, pensa sobre a importância destes seriados frente a urgência dos medos e desesperanças quanto a imprevisibilidade do que está por vir, principalmente nas novas gerações, em um contexto de crises políticas, econômicas e sociais. Entende-se que estas histórias de ficção distópicas apelam para os espectadores, pois dão vida nas telas para a imaginação e trazem conforto ao possibilitarem que estes vivam, lidam e enfrentem, através de personagens, suas ansiedades, medos e angustias em relação ao futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Gruszynski Sanseverino, Doutoranda do Programa de Doutoramento Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade (PD/00059/2012), que resulta de um consórcio entre seis unidades de investigação portuguesas: CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho; CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens; CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias); CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa); CIMJ – Centro de Investigação Media e Jornalismo; e LabCom – Laboratório de Comunicação Online (Universidade da Beira Interior). Este programa tem o apoio financeiro da FCT/MCTES (Ministério Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e do Fundo Social Europeu através do Programa Operacional do Capital Humano (PO CH).

Doutoranda em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade - FCT, Lisboa, Portugal. Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (Fabico) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do grupo de pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design (LEAD).

Downloads

Publicado

2018-01-03

Como Citar

Gruszynski Sanseverino, G. (2018). Apocalipse When? Futuros distópicos nos seriasdos contemporâneos de ficção científica de televisão. Rizoma, 6(1), 126-135. https://doi.org/10.17058/rzm.v6i1.9788

Edição

Seção

Artigos