Sobre a Revista
Foco e Escopo
A revista Signo divulga estudos de caráter teórico ou aplicado na área de Letras (Literatura e Lingüística), desde que inéditos. Esses estudos podem ser no formato de artigos, resenhas ou entrevistas.
A periodicidade da revista é quadrimestral. A publicação de edições temáticas fica a critério dos organizadores. A Signo não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos.
Obs.: Os artigos são de responsabilidade dos respectivos autores.
PÚBLICO-ALVO
A revista Signo é destinada aos estudiosos da linguagem (oral e escrita), sejam eles alunos, professores ou pesquisadores, de Programas de Pós-Graduação, graduação ou ensino básico, das áreas de Letras, Psicologia, Fonoaudiologia, Biblioteconomia, Pedagogia, Comunicação Social, enfim, áreas que tenham a linguagem como foco de estudo.
Processo de Avaliação pelos Pares
A revista Signo não cobra dos autores taxas para submissão, avaliação e publicação dos artigos.
Signo aceita colaborações de autores nacionais e estrangeiros, as quais são avaliadas de forma anônima, em quatro etapas:
Etapa 1 (até 30 dias a contar do encerramento do prazo de submissão): os membros da Comissão Editorial e os organizadores do número (quando for o caso) analisam as submissões. Caso estejam dentro do escopo e atendam às exigências da revista quanto à qualidade da contribuição, as submissões seguem para a segunda etapa.
Etapa 2 (até 60 dias a contar do encerramento do prazo de submissão): as submissões que passaram pela Etapa 1 são encaminhadas a dois membros do Conselho Editorial ou, quando necessário, a pareceristas ad hoc convidados a emitir parecer. Signo conta com um banco de pareceristas e seu recrutamento segue a política editorial que combina convites a pesquisadores do Brasil e do exterior. O resultado da avaliação dos pareceristas poderá ser de quatro formas:
(1) Aprovado sem revisões (ou mínimas revisões);
(2) Aprovação condicionada à revisões;
(3) Sugestão de ressubmissão (onde receberá novo parecer);
(4) Rejeitado
Havendo divergência entre os pareceres (por exemplo, um indicando a aprovação e outro a rejeição), os artigos são encaminhados a um terceiro avaliador.
Etapa 3 (até 90 dias a contar do encerramento do prazo de submissão): os autores são notificados do resultado da avaliação. Em caso de aprovação (com ou sem revisões), inicia-se o processo de editoração dos artigos, em que os autores podem ser solicitados a realizar ajustes, ao passo que a Equipe Editorial realiza a formatação dos artigos visando a sua publicação. Antes da publicação, os artigos já formatados são encaminhados aos autores para leitura de prova.
Etapa 4 (até 120 dias a contar do encerramento do prazo de submissão): o número da revista é publicado na página da Signo, com atribuição de DOI a cada um dos artigos.
Periodicidade
A revista Signo é uma publicação quadrimestral. A critério dos editores, são publicados números especiais.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.
Diretrizes de Conduta Ética
AUTORIA
Mencionar os autores em um artigo científico garante que as pessoas adequadas recebam crédito e sejam responsabilizadas pela pesquisa. Deixar de representar intencionalmente a relação de um cientista com seu trabalho é considerada uma falha de conduta ética que enfraquece a confiança na descrição do próprio trabalho.
É vedado listar nomes de pessoas que não contribuíram para o artigo, inclusive autores convidados para fins de aumentar as chances de publicação;
É vedado submeter artigos para publicação sem a permissão do autor;
Partícipes da autoria, seja na escrita, coleta de dados ou qualquer outra função que tenha contribuído para a pesquisa, devem ser mencionados em seção específica do artigo a fim de evitar “autorias fantasmas”.
PLÁGIO
Um dos tipos mais comuns de falha de conduta ética é o plágio – quando um autor intencionalmente usa o trabalho de outro sem permissão, crédito ou conhecimento. O plágio assume diferentes formas, desde cópia literal até a paráfrase do trabalho de outro autor.
A cópia literal de excertos só é permitida caso tenha a fonte referenciada e esteja localizada no texto utilizando aspas de acordo com as normas para publicação;
É vedada a cópia substancial de materiais de pesquisa, processos, tabelas, equipamentos. Se o artigo se utilizar da essência de outro artigo, este deverá ser devidamente referenciado;
A paráfrase só é permitida caso tenha a fonte referenciada e não mude o significado pretendido pelo autor original;
É vedada a reciclagem de texto.
Os artigos submetidos à Signo passarão por verificação de possível plágio por meio do software Crossref Similarity Check.
FRAUDE NA PESQUISA
Fraude na pesquisa é publicar dados ou conclusões que não foram gerados por experiências ou observações, mas por invenção ou manipulação de dados.
Pode ser requisitado que autores enviem dados brutos que tenham conexão com a pesquisa para revisão editorial. Logo, todos os dados devem ser armazenados por certo tempo após a publicação.
Imagens só podem ser manipuladas a fim de melhorar sua clareza.
Nenhuma característica específica dentro de uma imagem pode ser melhorada, escurecida, movida, removida ou introduzida.
Ajustes de brilho, contraste ou cor são aceitáveis desde que não obscureçam ou eliminem nenhuma informação do original.
CONFLITO DE INTERESSES
Quando um investigador, autor, editor ou revisor tem um interesse pessoal/financeiro ou crença que possa afetar sua objetividade ou inapropriadamente influenciar suas ações, há um conflito de interesses. Esses relacionamentos são também conhecidos como duplos comprometimentos, interesses conflitantes ou lealdades conflitantes.
Ao submeter um artigo, declarar explicitamente se existem ou não potenciais conflitos de interesse, seja com participantes da investigação, seja com agências que por ventura proveram recursos para a pesquisa.
Isso deve ser indicado no manuscrito em uma página de notificação. Caso haja detalhamentos extensos sobre a possibilidade de conflito, enviar um documento no formato de carta como documento suplementar, por meio do sistema SEER.
SUBMISSÕES SIMULTÂNEAS, PUBLICAÇÕES MÚLTIPLAS E/OU DUPLICADAS
Autores têm a obrigação de certificar que seus artigos sejam baseados em pesquisa original e nunca antes publicados. Submeter ou ressubmeter trabalhos para publicação duplicada intencionalmente é considerado quebra de ética em publicações.
Evite submeter um artigo para publicação em mais de um periódico por vez.
Mesmo se o artigo estiver sob processo de revisão, aguarde até receber a resposta para então submetê-lo em outro periódico.
Evite submeter artigos publicados em outros periódicos para consideração de um novo periódico.
Evite submeter artigos diferentes mas que descrevam essencialmente a mesma pesquisa em periódicos diferentes.
Sempre informe sobre qualquer submissão anterior do artigo (inclusive apresentações, resumos e postagens de resultados ou registros) que possa ser considerada uma submissão duplicada.
Caso queira publicar o artigo em um periódico de outro país ou língua, entre em contato com a equipe editorial.
Revelar quaisquer detalhes da publicação do artigo em outras línguas ou países.
INDEXAÇÃO
Atualmente, a revista Signo está indexada nas seguintes bases: |
1. DOAJ - www.doaj.org |
2. Diadorim - diadorim.ibict.br |
3. Crossref - search.crossref.org/ |
4. Latindex - www.latindex.org |
5. ProQuest Linguistics and Language Behavior Abstracts - www.proquest.libguides.com/llba |
6. Google Acadêmico - https://scholar.google.com.br/ |
Base de Dados |
1. Sumários.Org - www.sumarios.org |
2. Portal .periodicos. Capes - www-periodicos-capes-gov-br |
3. LivRe - www.cnen.gov.br |
4. EBSCO - https://www.ebsco.com/pt |