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  • v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos

    2023-02-14

    Chamada de artigos

    O debate acadêmico a respeito da educação bilíngue da criança surda e do jovem surdo continua. Quer os países tenham implementado políticas e/ou programas bilíngues, oficiais ou não, ainda há necessidade de informar o campo e a prática escolar de como as línguas de sinais são tratadas como primeiras (L1) e/ou segundas línguas (L2). Nos países membros da UE, nos EUA e na Austrália (como alguns exemplos a serem mencionados), há uma discussão atual sobre a implementação do multilinguismo e multiculturalismo.

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  • v. 48, n. 92, 2023 Dossiê América Latina: embates, memórias e resistências na literatura contemporânea

    2022-12-13

    Como ressalta Beatriz Sarlo (2005), escritora e crítica literária argentina, a memória é um dever na América Latina pós-ditatorial. No campo da literatura, autoras e autores contemporâneos têm se valido de variadas estratégias de escrita – na narrativa, na poesia e no drama –, a fim de promover a reflexão a respeito de um passado traumático perpetrado por regimes autoritários. Com isso, elaboram discursos sobre a memória para além da história oficial e fazem ecoar as vozes da experiência. Nessa perspectiva, entender o papel da relação entre literatura e memória na contemporaneidade latino-americana é uma forma de resistência, pois a amnésia e o ocultamento de testemunhos e de experiências são fatores que podem levar novamente à opressão. O presente dossiê reunirá artigos que contribuam para o debate teórico e/ou crítico a respeito da atual literatura latino-americana enquanto resistência ao discurso hegemônico e a políticas do esquecimento. 

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