Notícias

  • v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias

    2023-06-27

    Vivemos em uma época de rápidas mudanças na maneira como consumimos informação e nos comunicamos. O contexto pós-pandemia tem acelerado ainda mais essas transformações, principalmente com o aperfeiçoamento das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), que abrangem uma ampla gama de dispositivos, aplicativos, plataformas e sistemas que facilitam o processamento, o armazenamento e a transmissão de dados. Neste cenário, a “Pesquisa Google” tem sido substituída pelo “Envie uma mensagem” do ChatGPT, enquanto outras Inteligências Artificiais vão se somando à lista de ofertas, com habilidades desde a tradução até a criação de obras artísticas únicas. Narrativas em livro ou videogame rapidamente atravessam para outras mídias e chegam às redes sociais em forma de memes.

    Saiba mais sobre v. 49, n. 94, 2024 - Leitura comparada das mídias
  • v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos

    2023-02-14

    Chamada de artigos

    O debate acadêmico a respeito da educação bilíngue da criança surda e do jovem surdo continua. Quer os países tenham implementado políticas e/ou programas bilíngues, oficiais ou não, ainda há necessidade de informar o campo e a prática escolar de como as línguas de sinais são tratadas como primeiras (L1) e/ou segundas línguas (L2). Nos países membros da UE, nos EUA e na Austrália (como alguns exemplos a serem mencionados), há uma discussão atual sobre a implementação do multilinguismo e multiculturalismo.

    Saiba mais sobre v. 48, n. 93, 2023 - Educação bilíngue de surdos