Notícias

Chamada Signo: v. 46, número 86: Programa Ler para Aprender (LPA) e seu potencial pedagógico

 
O Programa Ler para Aprender (LPA), em inglês Reading to Learn (R2L), surgiu na Austrália no final da década de 1990 com o propósito de enfrentar um dos problemas centrais para a educação na época (e por que não dizer de todas as épocas): a participação desigual dos estudantes nas atividades de aprendizagem na escola durante as práticas de leitura e escrita, provocada por vários fatores, dentre eles a origem familiar e a classe social. Rose e Martin (2012) argumentam que a desigualdade educacional persistia porque a abordagem dominante não ensinava explicitamente as habilidades necessárias para o letramento.  
Publicado: 2020-11-03 Mais...
 

Chamada Signo: v. 46, número 85: Ensino de língua em tempos de pandemia: aprendizagens e perspectivas

 
Em 2020, o limite entre a ficção e a realidade se rompeu quando o mundo passou a vivenciar a pandemia causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Inúmeros países ao redor do mundo, inclusive o Brasil, implementaram medidas de distanciamento social para conter o avanço desse vírus altamente contagioso, evitar a sobrecarga do sistema de saúde e preservar a vida humana. Essas medidas de isolamento social repercutiram no sistema de ensino, tanto em nível básico quanto superior, seja ele público ou privado. Escolas e universidades adotaram posturas diversas em relação às atividades de ensino: algumas optaram pela sua suspensão completa; outras determinaram a manutenção das atividades remotamente, pelo uso
das tecnologias da informação e comunicação.
 
Publicado: 2020-09-08 Mais...
 

[SIGNO]44 anos, 44 volumes, 80 números online

 
Caros leitores,

É com grande alegria que comunicamos a disponibilização, no site da revista https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/issue/archive , de todo o acervo da Signo, composto de 80 números, distribuídos em 44 volumes, publicados de 1975 a 2019.

De 1975 a 2005, Signo circulou em versão impressa, por isso 30 volumes foram escaneados para disponibilização online. Em 2006, tivemos a migração para a plataforma SEER e, de 2007 até o presente, nossa revista circula exclusivamente em formato digital.

Aproveitamos a oportunidade para informar que, de acordo com documento da CAPES publicado em julho de 2019, Signo é A1 na avaliação Qualis.

Nosso MUITO OBRIGADO a todos que fazem parte dessa história!

Equipe Signo
 
Publicado: 2019-09-19 Mais...
 
1 a 3 de 3 itens