SIGNO - CHAMADA PARA VOLUME 49, NÚMERO 96, 2024 - Práticas de leitura compartilhada de livros na infância e relações com o desenvolvimento linguístico e cognitivo

2023-11-21

A Revista SIGNO convida os autores a submeterem artigos inéditos sobre práticas de leitura compartilhada de livros na infância, a serem incluídos no volume 49, número 96, 2024.

 

A leitura compartilhada de livros refere-se a interações de leitura entre adultos e crianças que ocorrem em casa, na escola ou em outros locais de interesse. Até o presente momento, um grande número de estudos procurou descrever as características das práticas de leitura compartilhada de livros, os fatores que contribuem para esse momento de interação e as relações entre a leitura compartilhada e o desenvolvimento linguístico e cognitivo das crianças. Esta base de pesquisa continua a evoluir. Um grande número de estudos mostram que a frequência e a qualidade das práticas de leitura compartilhada de livros podem apoiar uma série de domínios linguísticos e cognitivos iniciais, como vocabulário, conhecimento sobre textos, consciência fonológica, conhecimento alfabético, numeracia e autorregulação, podendo contribuir para a expansão e a consolidação de habilidades cognitivas complexas, como monitoramento de compreensão, inferências, previsão e raciocínio verbal. Tais habilidades são basilares para a aprendizagem e compreensão da leitura. 

 

O objetivo deste número é aumentar a visibilidade das pesquisas sobre o tema, a fim de compreender os desafios, dificuldades, perspectivas e conquistas obtidas nesse campo de estudo. Podem ser submetidos artigos inéditos de áreas como Lingüística, Psicologia, Educação, Fonoaudiologia, entre outras, desenvolvidos com crianças com desenvolvimento típico e atípico (educação especial, inclusiva, transtornos), na aquisição da língua materna e de línguas adicionais, e na leitura em diferentes mídias. Esta edição contará com artigos originais em português, espanhol e inglês.

 

ORGANIZADORES:

Profa. Dra. Aline Pereira (Universidade de Santa Cruz do Sul / Bolsista Capes, Brasil)

Profa. Dra. Laura Justice (Ohio State University / Crane Center for Childhood Education, USA)

Profa. Dra. Márcia Mota (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil)

 

Inscrições: até 30 de abril de 2024

aceito: agosto/2024

publicação: 1º de setembro de 2024