Retextualizações multimodais: Ensaios com Estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Estefânia Cristina da Costa Mendes CEFET-MG
  • Lucas Mariano de Jesus CEFET-MG

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.11158

Palavras-chave:

Multimodalidade. Retextualização. Produção de Textos.

Resumo

A produção de textos na escola sempre se caracterizou como uma atividade complexa, tendo em vista a demanda de se contemplar os usos sociais da linguagem e dos multiletramentos. Por conta dessa dificuldade, infelizmente, o que vemos é um ensino nada sistemático e progressivo da escrita, um ensino que não mobiliza as habilidades que envolvem a competência do escrever e não explora as diversas linguagens e semioses que estão à nossa disposição na contemporaneidade. O texto dissertativo-argumentativo cobrado pelo Enem, tão requisitado atualmente, reforça a produção de textos que exploram apenas a linguagem verbal. Tendo em vista esse contexto, o presente trabalho apresenta uma discussão e análises a respeito do procedimento de retextualização multimodal na tentativa de verificar como estudantes do Ensino Médio retextualizam um texto predominantemente verbal em textos multimodais. Por fim, constatamos a importância de levar para a sala de aula atividades que mobilizem outros tipos de linguagem para além do texto verbal e a possibilidade de mesclar essas atividades com as demandas exigidas pelos alunos, no caso, a redação do Enem.

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Biografia do Autor

Estefânia Cristina da Costa Mendes, CEFET-MG

Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG

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Publicado

2018-01-27

Como Citar

Mendes, E. C. da C., & Jesus, L. M. de. (2018). Retextualizações multimodais: Ensaios com Estudantes do Ensino Médio. Signo, 43(76), 66-74. https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.11158

Edição

Seção

Edição, textualidades e produção textual