A literatura infantil em diferentes suportes: posicionando leitores e espectadores e gerando possibilidades interpretativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.11166

Palavras-chave:

Letramento multimodal. Literatura infantil. Narrativas transmídia.

Resumo

Considerando-se que o estudo de textos literários multimodais pode contribuir para uma maior compreensão das possibilidades interpretativas, o presente artigo apresenta a análise visual do livro Room on the Broom, de Donaldson e Scheffler (2012), comparando-a com a versão do filme, de Lang e Lachauer (2012), de mesmo nome. O estudo toma por base uma abordagem sócio-semiótica, mais especificamente a Gramática Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e o estudo da narrativa visual de livros infantis (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2013). Dessa forma, partindo-se do pressuposto de que, conforme Jenkins (2003), a narrativa transmídia sustenta uma experiência mais profunda e cria uma narrativa mais complexa, o presente estudo busca identificar como isso se dá a respeito da construção das relações entre os personagens, bem como das relações desses com os leitores e espectadores. Os resultados demonstraram que, embora o texto verbal seja o mesmo em ambos os modos, mudanças significativas relativas ao afeto visual conferem personalidade a um dos personagens no filme. Tal característica influencia na construção de um tema mais profundo, bem como em uma possível identificação do espectador com o personagem. Essa identificação é reforçada pela sutil aproximação da audiência realizada pelo enquadramento dos personagens e de imagens de contato visual. Concluiu-se, com esta análise, que o estudo das relações interpessoais pode elucidar como diferentes escolhas culminam na criação de narrativas com temas mais complexos e mais envolventes. Dessa forma, elas se tornam um importante aspecto a ser abordado nas aulas de línguas, a fim de desenvolver o letramento multimodal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Coitinho Constanty, UNIOESTE

Professora assistente da UNIOESTE. Centro de Ciências Humanas, Educação e Línguas (CCHEL) Doutoranda do curso de programa de Inglês (UFSC).

Downloads

Publicado

2018-01-27

Como Citar

Constanty, V. C. (2018). A literatura infantil em diferentes suportes: posicionando leitores e espectadores e gerando possibilidades interpretativas. Signo, 43(76), 75-87. https://doi.org/10.17058/signo.v43i76.11166

Edição

Seção

Edição, textualidades e produção textual