A literatura infantil em diferentes suportes: posicionando leitores e espectadores e gerando possibilidades interpretativas

Verônica Coitinho Constanty

Resumo


Considerando-se que o estudo de textos literários multimodais pode contribuir para uma maior compreensão das possibilidades interpretativas, o presente artigo apresenta a análise visual do livro Room on the Broom, de Donaldson e Scheffler (2012), comparando-a com a versão do filme, de Lang e Lachauer (2012), de mesmo nome. O estudo toma por base uma abordagem sócio-semiótica, mais especificamente a Gramática Visual (KRESS; van LEEUWEN, 2006) e o estudo da narrativa visual de livros infantis (PAINTER; MARTIN; UNSWORTH, 2013). Dessa forma, partindo-se do pressuposto de que, conforme Jenkins (2003), a narrativa transmídia sustenta uma experiência mais profunda e cria uma narrativa mais complexa, o presente estudo busca identificar como isso se dá a respeito da construção das relações entre os personagens, bem como das relações desses com os leitores e espectadores. Os resultados demonstraram que, embora o texto verbal seja o mesmo em ambos os modos, mudanças significativas relativas ao afeto visual conferem personalidade a um dos personagens no filme. Tal característica influencia na construção de um tema mais profundo, bem como em uma possível identificação do espectador com o personagem. Essa identificação é reforçada pela sutil aproximação da audiência realizada pelo enquadramento dos personagens e de imagens de contato visual. Concluiu-se, com esta análise, que o estudo das relações interpessoais pode elucidar como diferentes escolhas culminam na criação de narrativas com temas mais complexos e mais envolventes. Dessa forma, elas se tornam um importante aspecto a ser abordado nas aulas de línguas, a fim de desenvolver o letramento multimodal.

Palavras-chave


Letramento multimodal. Literatura infantil. Narrativas transmídia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.17058/signo.v43i76.11166

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