A pesquisa científica no campo da compreensão em leitura: um estudo analítico da produção acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v43i77.12239Palavras-chave:
Psicolinguística. Compreensão Leitora. Produção Acadêmica.Resumo
Considerando a avaliação da compreensão leitora, existem diversos testes em larga escala. Com os indicadores de instrumentos avaliativos, vêm estatísticas alarmantes. Há, entre os brasileiros, baixos níveis de compreensão e acentuado índice de analfabetismo funcional. Portanto, este trabalho investigou o que a comunicação científica tem compartilhado a respeito da leitura, em especial da compreensão em leitura. Para isso, foram selecionados para análise, por meio da Plataforma Sucupira, 33 periódicos científicos Qualis A1 e A2 com escopos relacionados à leitura. Desse corpus de periódicos, analisaram-se publicações com assunto em leitura de 2011 a 2015. Os dados indicam, em primeiro lugar, que contribuições da Psicologia têm forte influência na pesquisa de leitura e compreensão. Em segundo, evidenciam que compreensão é a temática mais frequente em produções eletrônicas. Por fim, constata-se que, cada vez mais, se investigam facetas da compreensão acerca das bases neurobiológicas da leitura, bem como há diversas pesquisas que propõem estratégias para melhoria da compreensão em leitura.Downloads
Referências
ABUSEILEEK, Ali Farhan. Hypermedia annotation presentation: The effect of location and type on the EFL learners’ achievement in reading comprehension and vocabulary acquisition. Computers and Education, v. 57, n. 1, p. 1281-1291, ago. 2011. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/journal/03601315/60>. Acesso em: 25 jan. 2017.
ALCARÁ, Adriana Rosecler; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de leitura, estratégias de aprendizagem e motivação em universitários. Psico, Rio Grande do Sul, v. 44, n. 3, p. 411-420, jul./set. 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12258>. Acesso em: 25 jan. 2017.
ALLIENDE, Felipe; CONDEMARÍN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. 8. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BADDELEY, Alan D. The episodic buffer: a new component of working memory? Trends in Cognitive Science, Estados Unidos, v. 4, n. 11, p. 417-423, nov. 2000. Disponível em: <http://old.nbu.bg/cogs/events/2002/materials/Markus/ep_bufer.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2017.
BADDELEY, Alan D. Working Memory: Theories, Models, and Controversies. Annual Review of Psychology, v. 63, n. 1, p. 1-29, set. 2012. Disponível em: <http://www.annualreviews.org/doi/pdf/10.1146/annurev-psych-120710-100422>. Acesso em: 21 jan. 2017.
CADIME, Irene et al. Calibration of a reading comprehension test for Portuguese students. Anales de Psicología, Espanha, v. 30, n. 3, p. 1025-1034, out. 2014. Disponível em: <http://scielo.isciii.es/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0212-97282014003300226>. Acesso em: 25 jan. 2017.
CAIN, Kate; OAKHILL, Jane; BRYANT, Peter. Children’s Reading Comprehension Ability: Concurrent Prediction by Working Memory, Verbal Ability, and Component Skills. Journal of Educational Psychology, v. 96, n. 1, p. 31-42, abr. 2004. Disponível em: <http://isites.harvard.edu/fs/docs/icb.topic951140.files/childrensReadingComprehensionAbility-cainOakhillBryant.pdf>. Acesso em: 11 jan. 2017.
CANET-JURIC, Lorena et al. Cognitive profile of children with low performance in reading comprehension. Anales de Psicología, Espanha, v. 29, n. 3, p. 996- 1005, out. 2013. Disponível em: <http://revistas.um.es/analesps/article/view/analesps.29.3.138221>. Acesso em: 25 jan. 2017.
CORSO, Helena Vellinho et al. Normas de desempenho em compreensão de leitura textual para crianças de 1º ano a 6ª série. Psico, Rio Grande do Sul, v. 46, n. 1, p. 68-78, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/16900>. Acesso em: 25 jan. 2017.
CORSO, Helena Vellinho; SPERB, Tânia Mara; SALLES, Jerusa Fumagalli de. Leitura de palavras e de texto em crianças: efeitos de série e tipo de escola, e dissociações de desempenhos. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 81-90, jan./mar., 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/viewFile/12033/8885>. Acesso em: 25 jan. 2017.
DIAS, Reinildes. Mapas conceituais mediados pelo computador: uma estratégia para aumentar a compreensão da leitura em inglês para fins específicos. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 4, p. 895-911, 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbla/v11n4/a05v11n4.pdf >. Acesso em: 25 jan. 2017.
EISENKRAEMER, Raquel Eloísa; GABRIEL, Rosângela. Falsas memórias e compreensão em leitura: possíveis interfaces. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 151-172, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/5106/4562>. Acesso em: 25 jan. 2017.
FERRER, Manuel Soriano et al. Instruction of Reading Comprehension Strategies through Reciprocal Teaching: Effects of Grouping Formats. Anales de Psicología, Espanha, v. 29, n. 3, p. 848-854, out. 2013. Disponível em: <http://revistas.um.es/analesps/article/view/analesps.29.3.158401>. Acesso em: 25 jan. 2017.
FINGER-KRATOCHVIL, Claudia. Estratégias para o desenvolvimento da competência lexical: relações com a compreensão em leitura. 2010. 677 p. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/94372/279990.pdf?sequence>. Acesso em: 12 jan. 2017.
FLORES, Onici Claro. Como avaliar a compreensão leitora. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 54-65, dez. 2007. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/123/194>. Acesso em: 12 jan. 2017.
FLORES, Eileen Pfeiffer; PIRES, Laís Fernandes; SOUZA, Carlos Barbosa Alves de. Dialogic reading of a novel for children: effects on text comprehension. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 24, n. 58, p. 243-251, jul./dez. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-863X2014000200243>. Acesso em: 25 jan. 2017.
GABRIEL, Rosângela. Cognitive aspects and teaching implications involved in the avaliation of reading comprehension. In: SCLIAR-CABRAL, Leonor (ed.). Psycholinguistics: scientific and technological challenges. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. cap. 5, p. 122-130.
HIRSCH, Eric Donald. Reading comprehension requires knowledge – of words and the world. American Educator, Estados Unidos, v. 27, n. 1, p. 10-13, 2003. Disponível em: <http://www.aft.org/sites/default/files/periodicals/Hirsch.pdf>. Acesso em: 19 jan. 2017.
HOROWITZ-KRAUS, Tzipi et al. Involvement of the right hemisphere in reading comprehension: A DTI study. Brain Research, v. 1582, n. 25, p. 34–44, set. 2014. Disponível em: <https://www.clinicalkey.com/service/content/pdf/watermarked/1-s2.0-S0006899314007495.pdf?locale=pt_BR>. Acesso em: 25 jan. 2017.
IGLESIAS-SARMIENTO, Valentín; LÓPEZ, Nuria Carriedo; RODRÍGUEZ, Juan L. Rodríguez. Updating executive function and performance in reading comprehension and problem solving. Anales de Psicología, Espanha, v. 31, n. 1, p. 298-309, jan. 2015. Disponível em: <http://revistas.um.es/analesps/article/view/15811>. Acesso em: 25 jan. 2017.
ISRAEL, Susan E.; DUFFY, Gerald G. (Ed.). Handbook of research on reading comprehension. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2017.
IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.
JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; PIOVEZAN, Nayane Martoni. Evaluation of the computerized strategic reading program applied to elementary school students. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 22, n. 51, p. 83-90, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103863X2012000100010&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 25 jan. 2017.
KATO, Mary Aizawa. O aprendizado da leitura. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
KINTSCH, Walter. The use of knowledge in discourse processing: a construction-integration model. Psychological Review, v. 95, n. 2, p. 163-182, set. 1988. Disponível em: <http://old.nbu.bg/cogs/personal/kokinov/COG507/The%20Role%20of%20Knowledge%20in%20Discourse%20Comprehension.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2017.
KINTSCH, Walter; FRANZKE, Marita. The role of background knowledge in the recall of a news story. In: LORCH JR, Robert Frederick; O’BRIEN, Edward J. Sources of coherence in reading. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 1995. cap. 17, p. 321-333.
KINTSCH, Walter; VAN DIJK, Teun Adrianus. Toward a model of text comprehension and production. Psychology Review, v. 85, n. 5, p. 363-394, set. 1978. Disponível em: <http://www.someya-net.com/01-Tsuyaku/Reading/vanDijk_Kintsch_Model.pdf >. Acesso em: 23 jan. 2017.
KLEIMAN, Angela Bustos. Leitura: ensino e pesquisa. 4. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2011.
KLEIMAN, Angela Bustos. Oficina de leitura: teoria e prática. 14. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2012.
KLEIMAN, Angela Bustos. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 12. ed. São Paulo: Pontes, 2009.
LYSENKO, Larysa V.; ABRAMI, Philip C. Promoting reading comprehension with the use of technology. Computers and Education, v. 75, n. 1, p. 162-172, jun. 2014. Disponível em: <http://www.sciencedirect.com/science/journal/03601315/75>. Acesso em: 25 jan. 2017.
MAKHOUL, Baha; COPTI-MSHAEL, Thuraia. Reading comprehension as a function of text genre and presentation environment: comprehension of narrative and informational texts in a computer-assisted environment vs. print. Psychology, v. 6, n. 1, p. 1001-1012, jun. 2015. Disponível em: <http://www.scirp.org/journal/PaperDownload.aspx?paperID=57477>. Acesso em: 25 jan. 2017.
MONTEIRO, Rebecca de Magalhães; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli. Recursos familiares e desempenho de crianças em compreensão de leitura. Psico, Rio Grande do Sul, v. 44, n. 2, p. 273-279, abr./jun. 2013. Disponível em: <http://docplayer.com.br/9945086-Recursos-familiares-e-desempenho-de-criancas-em-compreensao-de-leitura.html>. Acesso em: 25 jan. 2017.
MORAIS, José. Criar leitores para uma sociedade democrática. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. especial, p. 2-28, jul./dez. 2013. Disponível em: <https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/4539/3190>. Acesso em: 11 jan. 2017.
NASCHOLD, Angela et al. Contando histórias com realidade aumentada: estratégia para promover a fluência da leitura infantil. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 50, n. 1, p. 138-146, jan./mar. 2015. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/download/18394/12880>. Acesso em: 25 jan. 2017.
PEREIRA, Vera Wannmacher. Predição e compreensão na leitura de textos literários com sequências narrativas dominantes. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo, Porto Alegre, v. 9, n. 1, p. 209-225, jan./jun. 2013. Disponível em: <http://www.upf.br/seer/index.php/rd/article/download/3547/2350>. Acesso em: 25 jan. 2017.
PEARSON, P. David; CERVETTI, Gina N. Fifty years of reading comprehension theory and practice. In: PEARSON, P. David; CERVETTI, Gina N. (Ed.). Based Practices for Teaching Common Core Literacy. Teachers College Press, 2015. p. 1-24.
PEARSON, P. David; CERVETTI, Gina N. The roots of reading comprehension instruction. In: ISRAEL, Susan E.; DUFFY, Gerald G. (Ed.). Handbook of research on reading comprehension. 2. ed. New York: The Guilford Press, 2017. p. 27-55.
RICKETTS, Jessie. Reading comprehension in developmental disorders of language and communication. Journal of Child Psychology and Psychiatry, v. 52, n. 11, p. 1-44, abr. 2011. Disponível em: <http://wrap.warwick.ac.uk/39531/1/WRAP_Rickets_221111-ricketts_2011_pre_publication.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2017.
RODRIGUES, Maristela Bürger. Avaliando a avaliação: os documentos orientadores do ensino médio e as provas de compreensão leitora – ENEM, SAEB, PISA. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, 2013. Disponível em: <http://btd.unisc.br/Dissertacoes/MaristelaRodrigues.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2015.
RODRIGUES, Marisa Cosenza et al. Intervenção em habilidades cognitivas e metacognitivas de leitura em alunos do Programa de Educação Tutorial – PET. Revista de Psicologia: Teoria e Prática, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 181-190, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/5117/4721>. Acesso em: 25 jan. 2017.
ROSCIOLI, Deise Caldart; TOMITCH, Lêda Maria Braga. The Effect of Genre Expectation on EFL Brazilian Students' Inference Generation and Reading Comprehension. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 1, p. 73-109, jan./abr. 2014. Disponível em: <https://revistadogel.gel.org.br/rg/article/view/216/277>. Acesso em: 25 jan. 2017.
SALLES, Jerusa Fumagalli de; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Processos Cognitivos na Leitura de Palavras em Crianças: Relações com Compreensão e Tempo de Leitura. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 15, n. 2, p. 321-331, dez. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/prc/v15n2/14356.pdf>. Acesso em: 21 jan. 2017.
SCHERER, Lilian Cristine. Como os hemisférios cerebrais processam o discurso: evidências de estudos comportamentais e de neuroimagem. In: COSTA, Jorge Campos da; PEREIRA, Vera Wannmacher (Orgs.). Linguagem e Cognição: Relações Interdisciplinares. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2009. cap. 3, p. 77-104. Disponível em: <http://www.pucrs.br/edipucrs/linguagemecognicao.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2017.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Processamento bottom-up na leitura. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, Juiz de Fora, v. 12, n. 2, p. 24-33, 2008. Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/artigo02.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2017.
SCLIAR-CABRAL, Leonor. Sistema Scliar de Alfabetização: fundamentos. Florianópolis: Editora Lili, 2012. Disponível em: <http://www.saobruno.pt/pdf/escxel/Batalha%20Outubro_2013/SISTEMA-SCLIAR-DE-ALFABETIZA%C3%87%C3%83O-FUNDAMENTOS-2012.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2017.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6. ed. Tradução Cláudia Shilling. Porto Alegre: Artmed, 1998.
SOUSA, Lucilene Bender de; GABRIEL, Rosângela. Palavras no cérebro: o léxico mental. Letrônica, Rio Grande do Sul, v. 5, n. 3, p. 3-20, jul./dez., 2012. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/letronica/article/viewFile/12244/883>. Acesso em: 23 jan. de 2017.
SOUZA, Ana Cláudia de. Leitura, metáfora e memória de trabalho: três eixos imbricados. 2004. 232 p. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/87454/208259.pdf?sequence>. Acesso em: 16 jan. 2017.
SOUZA, Ana Cláudia de; GARCIA, Wladimir Antônio da Costa. A produção de sentidos e o leitor: os caminhos da memória. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2012.
SPINILLO, Alina Galvão; MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; CORREA, Jane. Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar em Revista, Curitiba, v. 26, n. 38, p. 157-171, set./dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2017.
STERNBERG, Robert. Psicologia Cognitiva. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
TOMITCH, Lêda Maria Braga. A implementação de processos de leitura no cérebro humano: desvelando a compreensão leitora. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 48, n. 3, p. 309-315, jul./set. 2013. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/fo/ojs/index.php/fale/article/download/12523/9910>. Acesso em: 25 jan. 2017.
VAN DIJK, Teun Adrianus; KINTSCH, Walter. Strategies of discourse comprehension. New York: Academic Press, 1983. Disponível em: <http://www.discourses.org/OldBooks/Teun%20A%20van%20Dijk%20%26%20Walter%20Kintsch%20-%20Strategies%20of%20Discourse%20Comprehension.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2017.
WEBQUALIS. [Documento de área 2013]. 2015. Disponível em: <http://qualis.capes.gov.br/webqualis/principal.seam>. Acesso em: 26 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.