Metáforas situadas em charges sobre economia: multimodalidade e argumentação
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12696Palavras-chave:
Metáforas. Metáforas situadas. Multimodalidade. Argumentação.Resumo
Este artigo tem como principal objetivo evidenciar que as metáforas, enquanto mecanismos cognitivos, estão presentes nos mais diversos modos de comunicação, o que lhes confere um caráter multimodal e, muitas vezes, argumentativo. Para isso, propomos um breve panorama teórico acerca da metáfora, apresentando, de modo breve, a Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 1980 [2002]); damos ênfase, principalmente, à noção de metáfora situada (VEREZA, 2013, 2016), que, em linhas gerais, são licenciadas pelas metáforas conceptuais; e analisamos três charges sobre a economia, que foram extraídas com o auxílio da ferramenta de busca Google. Nossa análise mostrou que as metáforas situadas construídas a partir das charges possuem uma natureza argumentativa, o que permite delimitar visões de mundo bastante específicas.Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Arte retórica e Arte poética. Tradução de Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Difusão Europeia do livro, 1959.
DUQUE, P. H.; COSTA, M. A. Linguística Cognitiva: em busca de uma arquitetura de linguagem compatível com modelos de armazenamento e categorização de experiências. Natal, RN: EDUFRN, 2012.
LAKOFF, G. Women, Fire and Dangerous Things: what categories reveal about the mind. University of Chicago Press, 1987.
______. The Contemporany Theory of Metaphor. Disponível em: < https://terpconnect.umd.edu/~israel/lakoff-ConTheorMetaphor.pdf>. Acesso em: 02 out. 2018.
LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metaphors we live by. University of Chicago Press, 1980.
______. Metáforas da vida cotidiana. Tradução de Mara Zanotto. Campinas: Mercadão das letras, 2002.
REDDY, M. J. The conduit metaphor: a case of frame conflict in our language about language. Disponível em: <https://msu.edu/~orourk51/800-Phil/Handouts/Readings/Linguistics/Reddy-TheConduitMetaphor-1979.pdf>. Acesso em: 02 out. 2018.
VEREZA, S. C. “Metáfora é que nem...”: cognição e discurso na metáfora situada. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 38, n. 65, p. 2-21, jul. dez. 2013.
______. Cognição e sociedade: um olhar sob a óptica da linguística cognitiva. Linguagem em (Dis)curso – LemD, Tubarão, SC, v. 16, n. 3, p. 561-573, set. dez. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro(amos) que o artigo submetido é pessoal, inédito, não representando reprodução, ainda que parcial, de obras de terceiros, assumindo a responsabilidade por todas as colocações e conceitos emitidos, bem como também autorizo(amos) sua publicação pela revista Signo, Universidade de Santa Cruz do Sul. Declaro(amos) exonerar a APESC/UNISC de todas e quaisquer responsabilidades, e indenizá-la por perdas e danos que venha a sofrer em caso de contestação (da originalidade e dos conceitos e ideias); Declaro(amos), caso o artigo seja aceito e publicado pela revista Signo, a cedência e transferência de forma definitiva e perpétua, irrevogável e irretratável, para a APESC, dos seus direitos autorais patrimoniais referentes ao artigo denominado nesta declaração, para utilização da APESC em finalidade educacional. Concordo(amos) e estou(amos) ciente(s) de que a publicação eletrônica é de livre acesso, regida com uma Licença Os autores que publicam na Signo retêm os direitos autorais de seu trabalho, licenciando-o sob a Creative Commons Attribution License que permite que os artigos sejam reutilizados e redistribuídos sem restrições, desde que o trabalho original seja corretamente citado. A Signo é propriedade da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul e hospeda na plataforma Open Journal System. Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.