O uso ideológico de metáforas multimodais pelo Jornal Nacional em matérias sobre a Petrobrás
DOI:
https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12836Palavras-chave:
metáfora, discurso, ideologia, multimodalismo, petrobrás, jornal nacionalResumo
Neste trabalho discute-se como o Jornal Nacional representa a Petrobrás por meio da comunicação visual. O estudo teve com objeto de análise as imagens que o jornal exibiu ao longo das seis reportagens. São imagens relacionadas a estrutura física da estatal e ao esquema de corrupção do qual a Petrobras foi vítima. O arcabouço teórico consistiu na integração da Teoria da Metáfora Conceptual (LAKOFF; JOHNSON, 2003, 1999) e da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2003). Valemo-nos também da Gramática Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e da abordagem multimodal da metáfora (FORCEVILLE, 2009). A análise aponta para um discurso ideológico e eficaz em apresentar a Petrobrás como uma empresa em decadência. Ao analisar o uso ideológico que o Jornal Nacional faz de metáforas e metonímias através da comunicação visual, o estudo demonstrou a viabilidade da interface da TMC com a ADC numa abordagem multimodal.Downloads
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