Figurações multimodais com bandeiras nos grafites de Banksy: a arte como protesto sociopolítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12874

Palavras-chave:

Banksy. Grafite. Representação Multimodal. Protesto Sociopolítico.

Resumo

À luz da Linguística Cognitiva (LAKOFF; JOHNSON, 1980 e LAKOFF; TURNER, 1989) e da Teoria da Metáfora Multimodal (FORCEVILLE, 2008, 2009), este estudo tem por objetivo analisar três grafites de Banksy: Sweatshop boy, Les Misérables e Brexit, apresentando os mapeamentos metafóricos e metonímicos que estruturam as suas representações multimodais e monomodais. Adicionalmente, com base no conceito cognitivo de arte (DONALD, 2006) e no conceito de cultura visual como prática social (BARNARD, 1998), demonstraremos que a criatividade metafórica de Banksy não está a serviço simplesmente de uma forma de arte auto expressiva, mas sim fortemente orientada para a crítica social, como é o caso do uso de bandeiras para retratar os modelos sociopolíticos das nações que elas representam. Por último, a partir da concepção de que ARTE É ARMA, apresentaremos a nossa interpretação para cada um dos grafites, mostrando que além de instituírem manifestações da estética elaborada, os grafites de Banksy são sobretudo poderosos instrumentos de protestos sociopolítico.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Bastos Arantes, Universidade do Estado da Bahia UNEB

Professora Auxiliar de Lingua Inglesa na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Departamento de Ciencias Humanas, Campus IV, Jacobina, Bahia.

Maria Clotilde Almeida, Universidade de Lisboa - UL

Professora Auxiliar de linguistica na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras FLUL - Departamento de Linguistica Geral e Romanica.

Referências

BANKSY. outside. Disponível em: < http://www.banksy.co.uk/out.asp>. Acesso em: 12 nov. 2018.

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LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metaphors we live by. Chicago: University of Chicago Press, 1980.

LAKOFF, George; TURNER, Mark. More than Cool Reasons. A Field Guide to Poetic Metaphor. Chicago: Chicago University Press, 1989, p. 50.

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Publicado

2019-01-03

Como Citar

Bastos Arantes, R. de C., & Almeida, M. C. (2019). Figurações multimodais com bandeiras nos grafites de Banksy: a arte como protesto sociopolítico. Signo, 44(79), 86-95. https://doi.org/10.17058/signo.v44i79.12874

Edição

Seção

Metáforas Multimodais